Banca de DEFESA: IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS

DISCENTE: IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
DATA: 28/12/2021
LOCAL: Campus Universitário de Cametá

A PRÁTICA REFLEXIVA E DOCÊNCIA: A LEITURA LITERÁRIA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavras-chave: Língua portuguesa. Experiência docente. Leitura literária. Poesia. Mediação de leitura

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa intitulada “A prática reflexiva e docência: a leitura literária na disciplina língua portuguesa” tem por objetivo analisar a interação entre o ensino das estruturas linguísticas e a leitura literária centrada no gênero poesia. Procura-se responder as seguintes questões: a) como a prática da leitura literária instiga os alunos ao deleite do prazer estético e contribuem para o aprendizado da língua de forma prazerosa e significativa?  b) Como desenvolver uma prática na disciplina de língua portuguesa centrada nas estruturas linguísticas também na perspectiva de uma ação pedagógica que valorize a leitura literária e sua fruição?  Utilizou-se como embasamento teórico os trabalhos de Braggio (1992) que faz ponderações a respeito da aprendizagem, ou a aquisição da linguagem escrita que é vista como um processo repetitivo, mecânico, onde a técnica de ler e de escrever prevalece sobre a compreensão e o significado. Kleiman (2016), que reflete sobre o que pode estar contribuindo para o desinteresse dos discentes, no que concerne à escrita e a leitura, a mesma, relaciona-se ao fato de que esta, assume o papel, apenas de ser trabalhada como método para avaliação, isto é, o ato de ler, torna-se o único objetivo de avaliar e verificar se o aluno ler bem, se apresenta alguma dificuldade em determinado enunciado, restringindo o conhecimento dos discentes apenas ao ensino da gramática.  Soares (2006) discorre sobre a inadequada escolarização da literatura nas escolas, a autora ressalta, que adequado seria o método, o qual, conduzisse às práticas de leitura que ocorrem no contexto social, e salienta que a escola ao oferecer apenas os fragmentos dos textos, desvirtua o objetivo do mesmo em sala de aula. Todorov (2010) ressalta acerca do grande valor da literatura para os seres humanos. Segundo o autor, ela pode nos ajudar quando estamos deprimidos, não que ela seja, antes de tudo, uma técnica de cuidados para com a alma, porém, por meio dela pode aflorar os mais diversos sentimentos. Este estudo está pautado na abordagem qualitativa tipo pesquisa-ação como instrumento utilizou-se o registro em diário de campo, a observação/participante. De acordo com Ludke & André (1986) o observador como participante consiste em revelar a identidade do pesquisar e os seus objetivos de estudo ao grupo pesquisado desde o início. Nessa posição, o pesquisador pode ter acesso a uma gama variada de informações a escolha por essa metodologia se deu por melhor refletir sobre os anseios desta pesquisa, pois de acordo com os autores acima citados os dados podem apresentar a descrição dos sujeitos; a reconstrução de diálogos; descrição de locais e as reflexões metodológicas. Dessa maneira, os resultados ora evidenciados apontam para uma prática enriquecedora, instigante, bem como, podemos concluir que o trabalho em sala de aula com os textos literários (poéticos) os instigou para o deleite do prazer estético e contribuiu para o aprendizado da língua de maneira prazerosa e significativa. Constatou-se também que por meio das poesias foi possível desenvolver uma prática que valorizasse o trabalho com as estruturas linguísticas, mas também a leitura literária e sua fruição. Nesse sentido, as atividades realizadas neste espaço do desabrochar poético, desenvolveu estratégias de ensino, do despertar da subjetividade, da criticidade e reflexão nos discentes.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3159363 - LUCAS RODRIGUES LOPES
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU