Banca de DEFESA: LUIZA ANTONIA CARDOSO DE MELO

DISCENTE: LUIZA ANTONIA CARDOSO DE MELO
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Sala virtual: meet.google.com/qzv-xwnt-kes

O direito à educação pública e gratuita com qualidade social na Amazônia tocantina paraense: (De)formação e/ou (In)visibilidade dos sujeitos do SOME em uma escola do campo no município de Oeiras do Pará (PA)?

SOME, Direito à Educação, Qualidade Social, Ensino Médio na Amazônia.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a Qualidade Social do Ensino Médio do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME subsidiado por uma escola ribeirinha localizada na Vila Monte das Oliveiras – Rio Itaucu, pertencente ao município de Oeiras do Pará (PA). Tem como objetivo geral de pesquisa: Analisar as condições de oferta do Ensino Médio na modalidade SOME em uma escola do campo no município de Oeiras do Pará (PA). Os objetivos específicos são: A) Identificar possíveis aspectos relacionados à qualidade social do/no Ensino Médio Modular com considerando os principais indicadores de qualidade da educação; B) Investigar a infraestrutura escolar do SOME considerando as condições de oferta do Ensino Médio Modular do/no SOME Itaucu/ Oeiras do Pará (PA) a partir do contexto ribeirinho da EMEF Raimundo Caldas; C) Analisar até que ponto o SOME tem contribuído para os processos de formativos dos sujeitos ribeirinhos do SOME Itaucu com base no direito à educação de qualidade social referendado nas principais legislações vigentes. A tessitura do trabalho está pautada em um estudo de caso de base qualitativa e exploratória. Utilizamos os seguintes procedimentos: análise documental, literatura específica e entrevista semiestruturada que foi aplicada aos docentes, discentes do SOME Itaucu, gestores da escola-sede, da escola-polo e representante da comunidade (Vila Monte das Oliveiras). Para o embasamento teórico, a pesquisa ancorou-se em Araújo (2013); Caldart (2002); Cury (2010); Dourado, Oliveira (2009); Gadotti (1996, 2010, 2013); Hage (2015, 2014, 2012, 2010); Molina (2003); Kuenzer (2009, 2011); Zibas (2005, 2011), bem como demais autores que discorrem sobre a temática proposta. O trabalho está estruturado inicialmente em cinco partes: a primeira parte de cunho introdutório percorre pelos caminhos basilares da construção da pesquisa. Em seguida, na primeira seção, levantaremos questões pertinentes acerca do Direito à Educação com Qualidade Social para as populações do campo. Na segunda seção apresentaremos os contextos da pesquisa e o caminho empírico percorrido pela pesquisa. A terceira, apresenta dados sobre o desempenho dos alunos do Ensino Médio Modular /SOME Itaucu dentro do cenário nacional. E, a quarta seção, construída a partir do tratamento dos dados e do aprofundamento dos aportes teóricos utilizados para estudo do objeto da pesquisa socializará os achados da pesquisa, seguido das considerações conclusivas. Como achados da pesquisa, verificamos que a educação com qualidade social no Itaucu foi percebida parcialmente, pois apesar da implantação do SOME na localidade ser vista como ponto positivo na comunidade analisada, por propiciar expectativas futuras com a certificação adquirida; sobre a infraestrutura, verificamos que dada a precariedade infraestrutural encontrada no SOME Itaucu, se faz necessária a construção de escola própria do estado com infraestrutura própria e adequada para atender as demandas do Ensino Médio Modular; O SOME Itaucu atende às exigências da secretaria de educação do estado, desenvolvendo o currículo homogêneo aplicado para ambas modalidades: Regular e Modular. Logo, verificamos que o currículo escolar adotado pelo SOME Itaucu demonstra-se indiferente aos aspectos socioculturais e saberes ribeirinhos daqueles sujeitos.

Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA