Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE SANTOS DE FARIAS MARTINS

DISCENTE: EDILENE SANTOS DE FARIAS MARTINS
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Sala virtual: meet.google.com/ahx-fhwb-mbc

A QUALIDADE COMPACTADA DA EDUCAÇÃO: Um diagnóstico das Escolas públicas de Ensino Médio no Município de Breves-Pa mediante análise de Indicadores Educacionais do período de 2011 a 2020.

Qualidade da educação, indicadores educacionais, influências dos organismos internacional.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O presente texto aborda sobre a qualidade educacional sintetizada pelos indicadores de qualidade com o seguinte título “A QUALIDADE COMPACTADA DA EDUCAÇÃO: Um diagnóstico das Escolas públicas de Ensino Médio no Município de Breves-Pa mediante análise de Indicadores Educacionais do período de 2011 a 2020”. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a qualidade da educação compactada em indicadores educacionais, verificando se tais números estão sendo suficientes para externar as reais condições das escolas públicas de Ensino Médio no município de Breves-Pará, tendo em vista, a importância dada pelos órgãos oficiais como principal representante de qualidade. Dessa forma, a pesquisa estende-se a identificar os problemas de utilizá-lo como parâmetro de qualidade nas políticas públicas do Estado do Pará. Assim, buscamos: a) conhecer e contextualizar os indicadores educacionais dando ênfase naqueles que ganharam centralidade nas políticas de melhorias da qualidade da educação, observando sua institucionalização, mediações e contradições os quais estão inseridos; b) refletir sobre o ensino médio público no contexto das políticas de qualidade educacional; c) analisar os indicadores educacionais das escolas públicas de Ensino Médio estadual no município de Breves considerando as políticas implementadas pelo Governo do Estado do Pará de promoção de melhorias na qualidade da educação no período de 2011 a 2020. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, em fontes diversas sobre indicadores sociais e educacionais, relatórios, contratos, regulamentos disponíveis em sites, órgãos oficiais do Estado e de Organizações Internacionais. Foi utilizado como método a análise de conteúdo nos dados coletados, através da abordagem quanti-qualitativa. Após as análises preliminares, verificou-se a limitação dos indicadores em relação a qualidade educacional no período analisado. Observa-se que esses indicadores, principalmente os identificados como de qualidade, pautados em testes padronizados, revelam um caráter reducionista da educação, que excluem fatores intra e extra-escolares importantes, os quais beneficiam apenas o mercado através de parcerias público-privado.

Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 642.967.172-00 - ELIDO SANTIAGO DA SILVA - UFPI
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO