Banca de DEFESA: MARIA MADALENA DA SILVA DA SILVA

DISCENTE: MARIA MADALENA DA SILVA DA SILVA
DATA: 03/12/2021
LOCAL: SALA DO PPGEDUC ONLINE - GOOGLE MEET

IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONTRIBUIÇÕES, CONCEPÇÕES E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Iolanda de Oliveira; Mulher Negra; Universidade; Educação antirracista; ERER.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O intuito deste trabalho é investigar e registrar as ações e aspectos da trajetória de vida da intelectual Iolanda de Oliveira, suas distintas contribuições para a sociedade brasileira, que cooperaram de forma sensível, para a construção de uma educação antirracista no interior do espaço acadêmico da universidade Federal Fluminense - UFF em Niterói/RJ e sua ressonância para outras regiões do país. O objetivo desta pesquisa é demonstrar as trilhas de contribuições na educação antirracista de âmbito local e nacional construída por Iolanda de Oliveira. A metodologia utilizada foi a história de vida pela singularidade que envolve Iolanda de Oliveira. Estivemos ancoradas dialogando teoricamente com obras de autoras/es que contribuem com este estudo entre elas/es: ALMEIDA (2019); COLLINS (2019); DAVIS (2016, 2017); RIBEIRO (2017, 2018); FANON (1983); FREITAS (2017); GOMES (2017, 2019), HOOKS (2019); KILOMBA (2019); MUNANGA (2002, 2008, 2019); OLIVEIRA (2001, 2010, 2012, 2015). Incorporada a análise meticulosa dos documentos pessoais autênticos de Iolanda, obras escritas e organizadas por ela foram elencadas assim como uma pesquisa dos Cadernos do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (Penesb), além do concurso Negro e Educação com pesquisa sobre negro e educação; sua permanente atuação na educação que data a década de 60; a política de ação afirmativa promovida pelo Penesb e sua atuação para implantar no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) a disciplina na área das relações étnico raciais, tudo isso integra Iolanda de Oliveira na educação antirracista e na ERER. O contato com os dados, obras escritas e organizadas mostra que Iolanda de Oliveira através de lutas para a educação antirracista e ERER tem vastas contribuições para uma sociedade brasileira menos racista, pela atuação nas produções intelectuais, pela criação do Penesb, pelas formações continuadas de professores em diversos níveis de educação e pela luta dentro da universidade por uma educação antirracista.

Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - CANDIDA SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - ERISVALDO PEREIRA DOS SANTOS