Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RAFAEL DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: PAULO RAFAEL DA SILVA FERREIRA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: CAMPUS DE BREVES-PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET (meet.google.com/wvz-uecn-inx).

POR RIOS E FLORESTAS, O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-BREVES E O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MARAJÓ: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DA UNIVERSIDADE NOS MUNICÍPIOS DE BREVES E MELGAÇO.

UFPA. Interiorização. Campus de Breves. Desenvolvimento educacional e socioeconômico. Pobreza e Desigualdade.

ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada “Por rios e florestas, o Campus Universitário do Marajó-Breves e o Desenvolvimento Humano no Marajó: Uma análise sobre o papel da universidade nos municípios de Breves e Melgaço” tem como objetivo Analisar a contribuição do Campus Universitário do Marajó-Breves para o desenvolvimento socioeconômico e educacional, atuando no enfrentamento à pobreza e desigualdade social nos municípios de Breves e Melgaço a partir da política de interiorização da Universidade Federal do Pará, processo que permite uma conexão com a realidade local dos municípios. Neste contexto a Universidade Pública tem sido alvo de constantes debates sobre sua importância para a sociedade, bem como a contribuição que esta traz para o desenvolvimento dos locais onde estão inseridas. Na pesquisa buscou-se fundamento na inter-relação com objetivo de relacionar o singular com a totalidade social, com isso, buscar compreender o objeto da pesquisa em suas determinações históricas contraditórias. A abordagem utilizada no estudo é de cunho qualitativo, com pesquisa exploratória, documental e descritiva. Para realização da pesquisa foi utilizado documentos institucionais da UFPA, como: PDIs, UFPA em Números, Relatórios de Gestão do CUMB. Também serão desenvolvidas entrevistas semiestruturadas. Os resultados parciais da pesquisa apontam que: 1) a realidade social da população dos municípios de Breves e Melgaço é precária, devido à ausência do Estado; 2) a realidade dos alunos inseridos no ensino superior público marajoara é de elevada vulnerabilidade social; 3) a Universidade Pública representa importante política de inclusão social de acesso e permanência na universidade, possibilitando a mudança da realidade do sujeito e o meio em que está inserido; 4) a UFPA contribui para um modelo diferenciado de desenvolvimento nos municípios onde está inserida, estando os sujeitos como principais atores de mudança da realidade local e 5) o ensino, pesquisa e extensão no CUMB são importantes aliados da sociedade, seja para o seu desenvolvimento, seja, para diminuição da desigualdade social. Em suma, até este momento da pesquisa foi possível verificar que o CUMB configura-se no Marajó das Florestas como uma das principais políticas públicas para seu desenvolvimento e que há a necessidade de ampliação desta política nos locais onde estão sendo desenvolvidas, bem como para os demais municípios Marajoaras.

Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS SILVA
Externo ao Programa - 2571078 - RONALDO DE OLIVEIRA RODRIGUES