Banca de DEFESA: ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO

DISCENTE: ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: SALA DO PPGEDUC ONLINE - GOOGLE MEET

CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: LUGARES DA MULHER NEGRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS DE ALTAMIRA

Palavras-chave:

Ensino Superior. Mulher Negra. UFPA. Ações Afirmativas.

ÁREA: Educação

A pesquisa aqui desenvolvida visa conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira, considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focaremos na presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Pretende-se evidenciar em que medida seu pertencimento racial e de gênero influenciou e (influencia) no seu ingresso e permanência no ensino superior. Para a realização deste estudo serão realizadas análises documentais para coleta de dados junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa pesquisa consiste em um método narrativo a partir de entrevistas. Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das cotas raciais, duas representantes do curso de Pedagogia e uma da Medicina. Este trabalho contribui para a perspectiva acadêmica e social de trajetórias de mulheres negras na universidade, buscou ainda compreender qual e quais os lugares ocupados por essas mulheres, se elas se sentem representadas no Campus de Altamira, em que medida essas presenças são significativas? Qual o lugar dessa pessoa que fala e se posiciona? Qual o lugar como cidadã emancipada ou não, se tem direito a voz ou não, quais foram os atravessamentos de inferioridade e preconceitos pelas quais elas passaram? De modo geral, os dados indicam um quadro de invisibilidade da população negra na universidade. Além disso, a partir das trajetórias apresentadas, podemos concluir a falta de acolhimento pelo sistema educacional diante do racismo e sexismo, conclui-se que as mulheres negras dispõem de estratégias para ingressar e permanecer no espaço universitário.

Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2333806 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO
Externo à Instituição - RENÍSIA CRISTINA GARCIA FELICE
Externo à Instituição - SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS