Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA MALATO DE SOUZA

DISCENTE: ROSANA MALATO DE SOUZA
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Campus Universitário de Cametá

TRABALHO E EDUCAÇÃO: O TRABALHO EDUCATIVO DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) NA ASSISTENCIA SOCIAL EM MELGAÇO/PA

Pedagogia Social, Educação, Pedagogo, Trabalho

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

RESUMO

Esta pesquisa é um estudo sobre Trabalho e Educação: O trabalho educativo dos (as) Pedagogos (as) na Assistência Social. Busca investigar o trabalho educativo do pedagogo na educação social, especificamente nos serviços socioassistenciais do SUAS, analisando como acontecer o seu fazer pedagógico no serviço social, os resultados que suas ações educativas contribuem nos serviços, projetos e programas sociais, bem como as dificuldades que enfrenta no exercício da profissão. A discussão da pedagogia social estrutura - se enquanto área de conhecimento, abrangendo conceito, origens, fundamentos para compreender como se constituem o trabalho do pedagogo; debate sobre a sociedade brasileira nos aspectos da formação e divisão de classes sociais, como o Estado se organizar para manter o controle social por meio das politicas sociais no qual a educação assume o compromisso de minimização das desigualdades e exclusão e promover a emancipação do cidadão no qual o pedagogo assume esse papel de contribui nas transformações sociais por meio de sua ação educativa; e discute o trabalho educativo do pedagogo na área social, suas intervenções pedagógicas nas unidades CRAS e CREAS especificamente nos serviços socioassistenciais de modo a contribui na educação de indivíduos e suas famílias para prevenção e superação dos problemas sociais, bem como os fatores e os problemas que interfere no exercício da profissão no desenvolvimento de um trabalho com qualidade. A escolha do tema ocorreu pelo fato de está atuando na área como profissional, exercendo a profissão de pedagoga na Assistência Social de Melgaço/PA. A pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: o trabalho educativo do pedagogo na educação social precisamente nos serviços socioassistenciais tem sido uma ação-intervenção na minimização e superação de situação de vulnerabilidade e riscos sociais envolvendo indivíduos ou grupos, dando oportunidade de acesso aos direitos humanos, contribuindo na formação e emancipação dos sujeitos?. Este estudo possibilita ampliar os conhecimentos sobre a prática educativa do pedagogo na educação social, permitindo uma reflexão crítica do seu papel na integração das politicas socioassistenciais. Quanto ao referencial teórico a pesquisa utilizou os estudos de: Machado (2010); Soriano (2006); Silva (2016); Almeida (2009); Paludo (2019); Santos (1999); Barros (2006); Ciavalta (2015); Campos (2018); Carvalho (2017); Oliveira (2017); Santana (2012) e outros. Com relação à metodologia, é um estudo a partir de uma abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso com pesquisa bibliográfica e de campo com fins de investigamos de forma crítica o fenômeno estudado. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram entrevistas com sujeitos da pesquisa com perguntas abertas, os quais foram essenciais para trazer informação e discussão para este trabalho.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU