Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AUGUSTA BRITO DO NASCIMENTO

DATA: 29/01/2021
LOCAL: SALA DO PPGEDUC ONLINE - GOOGLE MEET

A TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NEGRAS MILITANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras- chaves: Professoras negras militantes, educação antirracista, trajetórias escolar, prática pedagógica

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Este trabalho analisa as trajetórias de vida e profissional de professoras negras militantes da educação básica, especificamente aquelas que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental.  O presente estudo, tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica de professoras negras militantes na educação básica, tendo como foco a luta por uma educação antirracista é como específico conhecer as trajetórias de vida, escolar e profissional das professoras negras; verificar como são construídas suas práticas no cotidiano escolar e entender as percepções dessas mulheres em relação à sua negritude é a relação desta com sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Para a coleta de dados, empregou-se a metodologia da história oral, tendo como técnica a história de vida. Neste sentido, utilizou -se a entrevista por considera- lá a mais adequada para aprender as experiências de vida das professoras negras, sujeitos sociais deste estudo. Para ancorar meus estudos nesta dissertação, farei uso dos (a) autores (a), Lino Gomes, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Maria Clareth, Ângela Davis, Bell Hooks, Kebenguele Munanga, Zélia Amador, Vilma Pinho etc.

Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - CANDIDA SOARES DA COSTA