Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER

DISCENTE: GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER
DATA: 29/01/2020
LOCAL: Cametá

A relação professor-aluno no Ensino Fundamental anos iniciais: um olhar sobre a disciplina na escola

Educação escolar. Relação professor-aluno. Disciplina.

ÁREA: Educação

O presente trabalho busca investigar as implicações das concepções de disciplina para as relações no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais das escolas públicas municipais de Cametá. Compreendendo que o termo disciplina é recorrente nas falas dos professores e que as discussões sob a perspectiva deles ainda precisam ser exploradas, procuramos verificar como as bases legais da educação brasileira definem tal termo, assim como compreender a partir da perspectiva dos professores as concepções de disciplina e suas consequências para a relação professor-aluno. Nesse sentido, esta pesquisa buscou aporte teórico em autores que pesquisam e discutem tal temática como: Vasconcelos (1997, 2014, 2009); Rego (1996); Aquino (1996); Antunes (2015) entre outros. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (1977) e as três fases de investigação, sendo elas: a pré-análise, a exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Para a obtenção dos dados foi feita a análise documental das leis da educação brasileira, sendo elas: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Estatuto da Criança e Adolescente e o Regimento Unificado das escolas de Cametá. Utilizamos ainda o questionário com questões abertas e fechadas, aplicado via WhatsApp aos professores de escola municipais do ensino fundamental menor de Cametá. Podemos entender que a disciplina precisa ser vista em sua concretude e não enquanto algo idealizado, pensada a partir de perspectivas pessoais e institucionais, com implicações diretas para as relações entre professor e aluno na sala de aula.

Presidente - 2341990 - JORGE DOMINGUES LOPES
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo à Instituição - LUCIVALDO SILVA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 05/01/2021 00:09