Banca de QUALIFICAÇÃO: ARELI FERREIRA VASCONCELOS

DISCENTE: ARELI FERREIRA VASCONCELOS
DATA: 28/01/2020
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

EDUCAÇÃO DO CAMPO E NUCLEAÇÃO: DESAFIOS A CERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE BAIÃO – PA

Palavras- Chave: Educação do Campo; Política de Nucleação; Fechamento de Escolas; Direito a educação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Este trabalho analisa a Política de Nucleação das escolas do campo, no contexto das mudanças ocorridas nas comunidades onde as escolas foram fechadas. Analisa ainda a garantia do direito ao acesso e permanência das crianças e jovens às escolas núcleo no Município de Baião/PA. As análises estão em torno das políticas e das concepções educacionais e a luta dos movimentos sociais pelo direito a educação às populações do campo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa por considerar as questões existenciais dos sujeitos e suas as relações de trabalho, a cultura, os modos de vida e saberes cotidianos. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimento de investigação a revisão de literatura e pesquisa de campo. A coleta dos dados para formação da base empírica está fundamentada na análise documental e entrevistas semi-estruturada com ex-gestores, professores, pais, alunos e lideranças comunitárias. O arcabouço teórico que sustentam esta pesquisa nas discussões acerca da educação do campo estão fundamentados em Caldart (2005, 2012), Molina (2015), Hage (2012), Arroyo (2005). Silva (2018), além de Mainardes, Carmo (2016), Nascimento (2012), Postório (2015) para as discussões acerca da nucleação, dentre outros. Por se tratar de um estudo em andamento, ainda não é possível apontar com precisão os resultados obtidos, no entanto, já apresentam um quadro de contradições acerca do acesso e permeância das crianças e jovens à escola núcleo do munícipio, fomentado por transporte escolar e vias de acessos precários, assim como um acentuado fechamento de escolas do campo nos últimos anos. Conclui-se, portanto, que ao final deste estudo, pretende-se apresentar resultados que permitirão compreender como se constitui o processo de nucleação das escolas e suas influencias na vida dos sujeitos deste município.

Presidente - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES