Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILENE FERREIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: ROSILENE FERREIRA DE ALMEIDA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: Sala do PPGEDUC - Plataforma Virtual

Práticas pedagógicas e os processos de formação humana na educação do campo: o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto da Localidade de Parurú de Baixo no Município de Cametá/PA.

Práticas pedagógicas. SOME. Educação do campo. Formação humana.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

O presente trabalho tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino médio modular na localidade de Parurú de Baixo, comunidade ribeirinha situada no município de Cametá/PA. Tem como objetivo geral: analisar as contribuições das práticas pedagógicas dos docentes do SOME no processo de formação humana dos estudantes da referida localidade. Para tanto, elencamos quatro objetivos específicos: a) Analisar a perspectiva/tendência em que as práticas pedagógicas estão sendo utilizadas pelos docentes; b) Evidenciar a importância da política de educação do campo e da prática pedagógica na formação humana dos alunos da escola pesquisada; c) Identificar os desafios dos professores do SOME no desenvolvimento de suas práticas na localidade de Parurú de Baixo; d) Compreender a relevância da articulação do planejamento, objetivo, conteúdo e método de ensino nas práticas pedagógicas dos professores da escola analisada. Inicialmente o estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada que será aplicada aos professores do sistema modular de ensino. Buscamos embasamento nas teorias de: Caldart (2002, 2004); Hage (2010); Kuenzer (2009, 2011); Freire (2002, 2011, 1983); Gadotti (2017); Vázquez (2011); Krawczyk (2011); Franco (2012, 2015), Veiga (1989), entre outros autores que nos permitem a compreensão da temática proposta. Com base nas contribuições teóricas, inicialmente o trabalho está estruturado em três capítulos. Iniciamos fazendo uma abordagem histórica sobre as lutas, conquistas e avanços da educação do campo no contexto da educação brasileira, evidenciando sua importância para as comunidades campesinas. Em seguida fizemos um debate sobre o surgimento, operacionalização e relevância que vem ganhando o ensino médio modular na Amazônia Paraense, em particular no município de Cametá. Por fim, dissertamos sobre a importância das práticas pedagógicas no processo de formação humana dos jovens da localidade de Parurú de Baixo que vivem, trabalham e estudam em uma comunidade ribeirinha que assim como outras localidades possuem riquezas históricas e culturais que merecem ser valorizadas.

Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo ao Programa - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA