Banca de DEFESA: CAROLINE DO SOCORRO FREITAS MACIEL

DATA: 27/01/2021
LOCAL: Sala do PPGEDUC - Plataforma virtual

ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO: CORPO E HETEROTOPIAS INVENTIVAS NA EDUCAÇÃO

Educação. Arte performativa. Gênero. Corpo manifesto. Heterotopias.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A dissertação aborda de maneira articulada os conceitos de arte performativa de gênero, corpo e heterotopias como potencialidades para pensar o campo educacional enquanto espaço de transgressão e resistência, problematizando as questões de gênero e os regimes de governo e regulação direcionados sobre o corpo. Busca-se pensar a linguagem da arte performativa enquanto um ativismo queer de um corpo que expressa lutas e enfrentamentos minoritários, produzindo disparos políticos e efeitos performáticos capazes de criar territórios de liberdade nos espaços historicamente instituídos e sacralizados da educação. Em sua perspectiva teórico-conceitual o trabalho dialoga com CARLSON (2011), COLLING (2015), BUTLER (2017), DELEUZE-GUATTARI (2017), FOUCAULT (2013), LOURO (2003), COHEN (2013), PEREIRA (2013), PASSETI (2008), LEMEBEL (1986), intercessores que ajudaram a construir o estudo e a problematização da arte performativa do gênero na perspectiva da diferença na educação. Em seu aspecto metodológico o estudo percorre e transversaliza a arte performativa de gênero desenvolvida pelo escritor e performer chileno Pedro Lemebel conjugada com as experiências escolares dos participantes e a performance Metamorfose do Corpo realizada pelo grupo LGBTQIA+ no espaço universitário. O acompanhamento do processo da pesquisa e os registros escritos das intervenções performáticas foram realizados por meio de observações aos ensaios, fotografias das performances, relatos de experiências escolares, conversações referentes aos efeitos das intervenções performáticas realizadas pelo grupo. Os resultados da pesquisa enfatizam que a arte performativa de gênero abre um novo campo de discussão para às questões de gênero nos territórios educacionais pensando o corpo manifesto interligado às heterotopias inventivas, como ação política transgressora que forja contraposicionamento, resistência e criação de espaço de liberdade na educação.

Presidente - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Externo ao Programa - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA