Banca de DEFESA: MARLIZE DOS SANTOS SANCHES

DISCENTE: MARLIZE DOS SANTOS SANCHES
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Campus UFPA Cametá

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO: O PAPEL DO PROFESSOR FACILITADOR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Ensino Centrado no Aluno; Professor Facilitador; Atitudes Facilitadoras; Aprendizagem Significativa

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica que tem como autor principal Carl Ransom Rogers, criador de uma abordagem psicológica centrada na pessoa. O foco da pesquisa foi investigar a aplicação dessas ideias na educação, focando no ensino centrado no aluno por meio de atitudes facilitadoras do professor, visando uma aprendizagem significativa, destacando alguns conceitos utilizados por Rogers na psicoterapia que têm implicações na educação. Diante disso, pretende-se evidenciar a importante contribuição do referido autor para a educação por meio de suas experiências em psicoterapia e também em sala de aula. A educação proposta pelo autor é uma subversão à educação tradicional, baseada no autoritarismo, que prioriza apenas o repasse de conteúdos para os alunos reproduzirem em provas e exames. Rogers nos apresenta uma educação que seja centrada no aluno, na qual o professor confia na capacidade do educando. Nesse sentido, a aprendizagem é construída por ambos e o aluno torna-se parte integrante desse processo, deixando de ser apenas receptor de conhecimentos. No ambiente escolar, a relação entre professor e aluno é repleta de atitudes autênticas, empáticas, de confiança e de liberdade. A aprendizagem que resulta desse processo é uma aprendizagem significativa, humana, capaz de proporcionar um desenvolvimento do sujeito como um todo, e não apenas o cognitivo. Temos como autor principal do embasamento teórico Carl Rogers (1977, 1986, 1972, 1978), contribuições de Rosenberg (1977), Kinget (1977), Amatuzzi (1988, 2010), comentadores da obra de Rogers como Tambara e Freire (1999), Nogueira e Leal (2015), Belém (2000), Zimring (2010), entre outras produções bibliográficas. Dessa forma, buscamos, com este trabalho, contribuir para que haja uma educação mais humana; que a escola seja capaz de olhar o aluno como pessoa; que no espaço escolar prevaleça a troca de conhecimentos e que o aluno tenha liberdade para expressar seus sentimentos, suas ideias e suas opiniões. Por fim, que a aprendizagem significativa se torne cada vez mais presente na vida do aluno, para que possamos sair do discurso e fazer da aprendizagem significativa algo que faça parte do nosso cotidiano.

Presidente - 2353907 - CEZAR LUIS SEIBT
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/12/2020 12:53