Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO

DATA: 11/12/2020
LOCAL: SALA DO PPGEDUC ONLINE - GOOGLE MEET

O LUGAR DA MULHER NEGRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- CAMPUS DE ALTAMIRA

Palavras-chave: Ensino Superior. Mulher Negra. Lugar/lugares. Ações afirmativas.

ÁREA: Educação

A pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivo conhecer o perfil racial de gênero dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará- Campus de Altamira, considerando os anos de 2015 a 2019. Diante da identificação desse perfil, realizaremos um mapeamento da presença de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Pretende-se evidenciar possíveis influências do pertencimento racial e de gênero ao ingresso das mesmas no ensino superior.  Para a realização deste estudo serão realizadas análises documentais para coleta de dados, além de dados quantitativos coletado através do CIAC (Coordenadoria de Informação e Atendimento à Comunidade), posteriormente dados do PROEG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação). A metodologia utilizada na pesquisa consiste no método narrativo, a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Nossa abordagem quanti-quali, nos permitirá a análise dos dados que serão colhidos, além da análise das entrevistas realizadas com um grupo de mulheres estudantes. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para o meio acadêmico e também social. Tendo em vista compreender que o “lugar ou lugares” de mulheres negras possuem muitos significados. Mas que significados são esses? É apenas social? Lugar do sujeito que fala e se posiciona? Lugar de cidadã emancipada ou não? Lugar de vez e voz? Lugar de inferioridade e preconceito? A partir das análises das experiências na universidade trataremos das questões da formação e condições materiais para estudar. Tendo em vista que não basta entrar e permanecer, mas é preciso obter práticas de um sujeito destemido, emancipado e sabedor que podem e devem ocupar a posição que quiserem, mesmo diante de uma sociedade que a todo momento demostra que isso não é possível e que claramente se sente incomodado quando um(a) negro(a) começa ocupar lugares antes impossíveis.

Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2541304 - FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - RENÍSIA CRISTINA GARCIA FELICE