Banca de DEFESA: PAULO RENATO CAMARGO LACERDA

DISCENTE: PAULO RENATO CAMARGO LACERDA
DATA: 10/09/2020
LOCAL: Plataforma Virtual

O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO CONTEXTO ESCOLAR:  ENTRE AS NORMATIVAS DO PROJETO JOVEM DE FUTURO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DA JUVENTUDE - PROCESSO DE GESTÃO

Formação Integral. Juventude. PROEMI/JF. Gestão.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

A temática que norteou o trabalho foi a inter-relação entre gestão escolar e a formação da juventude no contexto do PROEMI/JF, a partir da implementação deste último na Escola de Ensino Médio Júlia Passarinho Cametá/PA, no período correspondente de 2012 a 2014. Definimos como problema a seguinte questão: Como se constituiu o processo de gestão do PROEMI no contexto de uma escola de ensino médio no munícipio de Cametá/Pá, considerando as contradições e os tensionamentos entre as normativas do projeto jovem de futuro e as possibilidades de formação humana integral? Assim, buscou-se analisar como, no contexto escolar, a partir da formação da juventude, constitui-se o processo de gestão do programa ensino médio inovador, nas contradições e tensionamentos entre orientação do Programa Jovem de Futuro e as perspectivas da formação integral da juventude. A pesquisa recorreu a uma abordagem qualitativa; como técnica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados seguiu as orientações da análise de conteúdo. A investigação se deu à luz do materialismo histórico-dialético. Tínhamos como hipótese: a interferência do setor privado no público, através de sua concepção de gestão apresentada no contexto da escola pelo setor hegemônico da sociedade, gera um cercear da autonomia da escola e visa favorecer a fragmentação da formação da juventude para atender o pragmatismo do mercado; por outro lado, no interior da escola se encontra também o movimento de fuga a essa ordem, ou seja, ações contra-hegemônicas que representam  possibilidades de uma transformação ético-social, numa perspectiva de uma formação humana integral. A pesquisa apontou que as subjetividades do PROEMI/JF apresentam tendências gerenciais na inter-relação entre a gestão escolar e a formação da juventude, desfavorecendo as possiblidades do processo formativo integral quando se utiliza da metodologia de gestão para resultados, focando na avaliação do IDEB. Por outro lado, existe um movimento de contestações por parte de agentes progressistas que tensionam e buscam uma formação por inteiro, pautada em uma escola de boa estrutura física, valorização docente e a participação popular. Dialeticamente percebemos que há uma necessidade emergente de se constituir um coletivo pedagógico progressista no interior da escola para superar o projeto educacional pragmático do mercado.

Interno - 159.587.918-85 - ANDREA SILVA DOMINGUES - UFPA
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Externo ao Programa - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR