Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL SEWANOU HOUNSOU

DISCENTE: ISRAEL SEWANOU HOUNSOU
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Plataforma Virtual

INTEGRAÇÃO E NÃO INTEGRAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS BENINENSES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Integração. Internacionalização. Juventude. Trabalho. Benin.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

Este trabalho tem como escopo analisar a integração ou a não integração entre as experiências resultantes do trabalho, vivenciadas por beninenses, e os processos formativos vivenciados na Universidade Federal do Pará. Problema: como se materializa a integração ou a não integração dos beninenses na UFPA, considerando suas experiências resultantes do trabalho nas suas dimensões culturais, sociais, políticas, econômicas, e os processos formativos vivenciadas na academia? Objetivo geral: analisar a integração ou não integração entre as experiências resultantes do trabalho vivenciadas por beninenses, e os processos formativos vivenciadas na UFPA. Objetivos específicos: identificar as experiências resultantes do trabalho do beninenses nas dimensões cultural, social, política, econômica, advindas de seus processos formativos no interior da UFPA. Desprender os processos formativos vividos por beninenses na UFPA, em suas dimensões acadêmica, cultural, política, social e econômica. Compreender as relações entre as experiências resultantes do trabalho dos beninenses e os processos formativos vividas na UFPA, em termo de integração ou não. Questão norteadoras: quais são as experiências resultantes do trabalho do beninenses nas dimensões cultural, social, política, econômica, advindas de seus processos formativos no interior da UFPA. Desprender os processos formativos vividos por beninenses na UFPA, em suas dimensões acadêmica, cultural, política, social e econômica. Compreender as relações entre as experiências resultantes do trabalho dos beninenses e os processos formativos vividas na UFPA, em termos de integração ou não. Resultados: a integração é um processo contínuo que vem sendo feita pela instituição da universidade, pela Associação dos Estudantes Estrangeiros e pelos estudantes mesmos. É um processo árduo, pois ainda há na sociedade um mal que é o racismo e os preconceitos pelos fatos de ser de outra cor de pele, de falar outras línguas ou de vir de outro país. Conclusão: está havendo uma integração dos estudantes estrangeiros, no nosso caso dos beninenses, mas ainda tem muita por fazer, pois, nesse processo, os estudantes ainda encontram várias dificuldades que, às vezes, impossibilita a sua continuação no programa.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SAMUEL ALEXANDRE LOUIS RENIER
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 18:24