Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDREIA DE OLIVEIRA RODRIGUES

DISCENTE: VANDREIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
DATA: 30/01/2020
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEDUC

TRABALHO INFANTO-JUNVENIL E ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO: as contradições políticas, sociais e culturais para formação humana

Trabalho; Infâncias; Escolarização do/no campo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Este trabalho analisa o desempenho escolar dos estudantes da EMEF de Cametá-Tapera, localizada em uma comunidade do campo do município de Cametá-PA. De forma geral, objetiva analisar a relação entre trabalho e educação e o aproveitamento escolar das crianças e adolescentes da referida escola. Busca-se compreender essas relações a partir dos eixos de análise como o direito à educação das populações do campo, o trabalho como ação e transformação humana e ou como exploração e degradação e infâncias como construção social. Para tal utiliza-se como método de pesquisa e analise o materialismo histórico dialético (MARX, 2008). Nesta perspectiva, as categorias do método como totalidade, contradição, mediação e práxis figuram aqui como fundamentais para a compreensão de como as relações histórico-social estruturam a materialidade da vida dos sujeitos da Vila de Cametá-Tapera e o processo de escolarização das crianças e adolescentes. Dessa forma, para discutir a concepção de escola do campo nos apoiamos em Caldart, (2004), Molina e Fernandes (2004), Arroyo (2012), Hage (2011); as categorias Trabalho e Educação destacam-se os autores: Frigotto (2012), Ciavatta (2012), Machado (2005) e Ribeiro (2012), entre outros que apresentam o trabalho como centralidade do desenvolvimento humano. Para discutir infâncias destacam-se os autores: Kramer (2000), Aires (2018), entre outros. No que se refere aos resultados até aqui obtidos, as analises apontam que: a) O município de Cametá-PA apesar de possuir mais de 90% das escolas da rede municipal no campo, ainda se limita uma política de oferta urbanocêntrica; b) A precarização das estruturas das escolas no campo e a ausência de políticas pautadas na heterogeneidades configuram-se nas características de “educação rural”; c) Trabalho e educação podem ser compreendidos em unidade na formação humana. Como próximos passos a serem dados na construção e finalização dessa pesquisa, projetamos: a) Realizar a sistematização e categorização dos dados empíricos já coletados em campo; b) Analisar, comparar e confrontar os dados empíricos coletados numa sempre articulação com a teoria até aqui levantada; c) Construir como síntese dessa pesquisa, os capítulos VI e V.

Presidente - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES