Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO VALMIR GUIMARAES SOUZA

DISCENTE: PEDRO VALMIR GUIMARAES SOUZA
DATA: 21/12/2019
LOCAL: sala 001 - PPGEDUC -Predio Orlando Cassique

GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA:MIGRAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIAL DOS TRABALHADORES NORDESTINOS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PA

Amazônia Tocantina; população; migração; processo migratório; grandes projetos; desenvolvimento regional; educação; trabalho; capital.

ÁREA: Educação

A pesquisa a ser apresentado tem como proposta analisar a migração na Amazônia Tocantina, cuja motivação por uma grande obra do governo federal em prol do capital internacional no município de Tucuruí. A partir dos crescentes fluxos migratórios em direção à Amazônia na década de 70. Nosso recorte espacial foi escolhido em função da presença de um grande empreendimento na cidade, a Usina Hidrelétrica, visto que esta atraiu no período de construção da obra (1975-1985) cerca de 110 mil habitantes, mais do triplo de sua população em 1970. Entendemos que o estímulo a esse fluxo populacional em direção a essa cidade tem como finalidade principal à inserção da Amazônia na nova estrutura de trabalho que esta sendo montada pela lógica capitalista, estrutura essa que levou a transformações na configuração sócio espacial do município, fato que demonstra a relevância do Processo Migratório na cidade de Tucuruí, visto que a mobilidade ocorrida nesse espaço foi não só uma mobilidade controlada, mas também direcionada.

A construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e todos os processos a ela ligados ocasionaram, dentre seus principais rebatimentos o reordenamento espacial da área em estudo, bem como uma nova forma de ocupação e utilização do território. No entanto, o crescimento populacional que a cidade presenciou induziu a reprodução de núcleos urbanos periféricos ao seu redor provocando uma pressão sobre os recursos e serviços públicos da cidade.

Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 19/12/2019 10:55