Banca de QUALIFICAÇÃO: OSVALDO DOS SANTOS MACHADO

DISCENTE: OSVALDO DOS SANTOS MACHADO
DATA: 04/12/2019
LOCAL: SALA 03 DO PPGEDUC

Trabalho Infantil e Desempenho Escolar: Uma análise da constituição do processo de aprendizagem de alunos do 5º ano "A" da EMEF. Santa Terezinha no município de Cametá-PA

TRABALHO; TRABALHO INFANTIL; INFÂNCIA; APRENDIZAGEM; DESEMPENHO ESCOLAR.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa em desenvolvimento, intitulada "Trabalho Infantil e Desempenho Escolar: uma análise da constituição do processo de aprendizagem de alunos do 5º ano "A" da EMEF. Santa Terezinha no município de Cametá-PA", apresenta algumas reflexões a respeito da entrada de crianças no trabalho infantil e o possível fracasso escolar daí decorrente, considerando nesse processo a constituição da aprendizagem e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. Os objetivos da pesquisa dividem-se em objetivo geral: Compreender como se constitui o processo de aprendizagem e desempenho escolar dos alunos do 5º ano "A" da EMEF. Santa Terezinha no município de Cametá-PA, entre os que vivenciam a educação sem relação com as transformações do mundo do trabalho e os que experimentam a relação educação e o ingresso precoce no trabalho infantil resultante das relações de disputa entre capital e trabalho; e objetivos específicos: a)Identificar os indicadores de desempenho escolar e processos de aprendizagem satisfatórios; b) identificar as formas de trabalho infantil desenvolvidas pelos discentes; c) Correlacionar as formas de trabalho infantil desenvolvidas pelos discentes e os indicadores deles com o desempenho escolar e processos de aprendizagem. O referencial teórico constitui-se pelas concepções de trabalho de Engels (1876), Braverman (1977) e Marx (1980a) e (1980b), da relação entre trabalho e educação destacada por Frigotto (2003) e Marx (2007), da perspectiva do trabalho como princípio educativo em Gramsci (1988), Saviani (2007) e Pistrak (2011), de trabalho infantil enfatizado por Araújo (2003), Liberati e Dias (2006), Faleiros e Faleiros (2008), de infância frisados por Ariès (1986) e Kramer (2006), da concepção de aprendizagem em Vygotsky (1987). Pela natureza do objeto de estudo – trabalho infantil, consideramos que esta produção insere-se na abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados que utilizamos serão, além da observação sistemática "in lócus", a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa constituem-se de quatro alunos da turma do 5º ano "A" da escola selecionada que estão em situação ou não de trabalho infantil, três professoras das turmas de 5º ano "A", "B" e "C", e quatro pais ou responsáveis de alunos. O trabalho está estruturado em três capítulos, que darão concretude aos objetivos previamente estabelecidos na pesquisa incluindo a análise da situação problemática. Logo, chegou-se a algumas conclusões: O Trabalho Infantil de acordo com o aporte teórico sempre existiu, modificando-se ao longo do tempo e apresentando caráter dual, de atividades educativas e criadoras em que denominou-se de trabalho infantil humanizante – TIH, para produção de troca, de reprodução e acumulação de lucros, suscitando ao mundo infantil efeitos negativos em especial aos educacionais, causando implicações para a aprendizagem e desempenho escolar dos alunos, neste designado como trabalho infantil humanizante – TIH. Além disso, a literatura aponta que a concepção de infância em nosso contexto social ainda apresenta-se fragilizada, o que mostra que a realidade de muitas crianças é fruto de uma sociedade que é desigual promovido pelos modos de produção capitalista. Logo, apesar de a infância e a educação serem definidos nas Leis como a Constituição Federal de 1988, a LDB, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o combate ao trabalho infantil desumanizante deve ser garantido de fato, como algo inerente à vida das crianças, com momentos propícios de aprendizagem escolar que amparam os direitos dos menores ao exercício pleno da cidadania. Perante conversas iniciais com as professoras, descobriu-se que: Os alunos possuem dupla jornada de trabalho, uma desumanizante, outra humanizante; Característica de infância restringida; Trabalho infantil desumanizante que influência na aprendizagem e no desempenho escolar dos alunos de modo negativo.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 08:35