Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALCIR WANZELER PRESTES

DISCENTE: JOSE ALCIR WANZELER PRESTES
DATA: 18/11/2019
LOCAL: sala de defesas PPGEDUC/Cametá

PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

Ensino de Língua Portuguesa. Leitura. Prática Pedagógica.

ÁREA: Educação

A pesquisa trata a prática de ensino da leitura na disciplina língua portuguesa em uma escola pública ribeirinha no município de Cametá/PA. Busca-se investigar, no contexto de sala de aula, a concepção de leitura presente em sala, como são trabalhadas na formação do sujeito e sua relação com a vida cotidiana. Deste modo, o estudo pretende responder à questão: como o ensino da leitura está sendo feita na escola na disciplina língua portuguesa. O objeto de estudo: concepção de leitura presente na sala de aula. Quanto à metodologia, destaca-se abordagem qualitativa com ênfase nos estudos etnográficos e pesquisa de campo que terá o seu lócus a sala de aula da turma do 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública ribeirinha de Pacuí vinculada à rede municipal de ensino do município de Cametá/PA. As concepções teóricas permitiram compreender conceitos importantes referentes às práticas de ensino da leitura, como hipóteses podemos afirmar que o ensino de língua portuguesa ainda pauta na gramatica normativa de prática educativa mecanizada, repetitiva e grande parte desvinculadas dos contextos sócio histórico e cultural da realidade dos alunos. Deixando de lado, a vida do cotidiano de ideias, experiências, leituras de mundo e práticas sociais, e sobre tudo a manifestação da arte, da religião e da cultura. A linguagem tem suas variações, porém, a escola segue um modelo padrão normativa que a nosso ver pouco contribui com a aprendizagem dos educandos.

Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo à Instituição - TÂNIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/11/2019 09:51