Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RENATO CAMARGO LACERDA

DISCENTE: PAULO RENATO CAMARGO LACERDA
DATA: 04/12/2019
LOCAL: SALA 03 DO PPGEDUC

Processo de gestão. Formação integral. Formação fragmentada. Juventude. Gestão democrática. Gestão empresarial.

ÁREA: Educação

Trata-se de dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA, vinculada à linha de pesquisa políticas e sociedades, intitulada, apresentando o título "O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO CONTEXTO ESCOLAR:  ENTRE AS NORMATIVAS DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E A FORMACAO INTEGRAL DA JUVENTUDE - PROCESSO DE GESTÃO". O problema a ser investigado perpassa pela a atuação da gestão da escola no âmbito da unificação dos programas PROEMI E O PJF, considerando os conflitos e contradições expressas no conjunto de relações travadas pelos sujeitos sociais da escola. Nessa pesquisa buscamos analisar em que medida no interior da Escola de Ensino Médio Júlia Passarinho, município de Cametá, ocorreu a gestão do programa ensino médio inovador, sob as normativas de orientação  do programa Jovem de futuro, nas contradições com a perspectiva de formação integral da juventude, haja vista que os propósitos do projeto  Jovem de Futuro ideologicamente seriam criar um ambiente favorável à formação para juventude escolar pautada nos princípios de produtividade, eficácia e eficiência, imprimindo na organização escolar e no currículo um caráter mercadológico, estimulando a meritocracia e a  competição numa concepção de gestão para resultados. Temos como objetivos específicos  (i) identificar como a  gestão da escola se relacionou com as orientações  do jovem de futuro na direção de efetivar o ensino médio inovador, (ii) analisar a materialidade do novo modelo de gestão curricular do ensino médio inovador/programa jovem de futuro considerando as contradições existentes entre as duas políticas para a formação da juventude e (iii) desvelar indicadores que se opõem à concepção de gestão empresarial do PROEMI/JOVEM DE FUTURO, na direção de tendências democrático-popular, na perspectiva de uma transformação ética-social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; sua construção está se dando em dois momentos de estudos e trabalhos distintos, mas que se complementam. No primeiro utilizamos como técnicas a pesquisa bibliográfica, que se dá no levantamento das principais obras que nos levam à compreensão dos conceitos levantados que nos fazem compreendê-los, reforçado pelas análises das contradições e que nos levam à mediação oferecida pela problemática. No segundo momento laçaremos mão da pesquisa de campo, quando iremos lidar com os elementos empírico, confrontando com os conceitos das nossas revisões bibliográficas. Como procedimentos de coleta de dados, utilizaremos entrevistas semiestruturas e análise documental; o tratamento dos dados seguirá as orientações da análise de conteúdo. Neste momento, apresentamos levantamento de referências teóricas e dados das pesquisas de campo. A investigação se dará à luz do método   materialismo histórico-dialético, por este se apresentar como uma possibilidade teórica que busca desvelar o conjunto de relações que determinam o objeto em estudo, considerando os sujeitos socio-históricos da escola. Procuramos responder as inquietações da pesquisa, baseados em pensadores alinhados com o materialismo histórico-dialético como: Gramsci (1991), Kuenzer (2002) e Kosik (1976); e pensadores que acreditam que a escola progressista é uma instituição que pode ser favorável a uma formação integral da juventude através da autonomia e participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão na escola, como: Ciavatta (2005), Frigotto (2004), Saviani (1983), Paro ( 2005), Libâneo (2012), Vera Peroni (2006), dentre outros. Esses teóricos apontam os constantes conflitos entre as classes sociais e as lutas dos trabalhadores na defesa dos direitos sociais, por dentro da escola. Partimos do pressuposto de que existiu possibilidades de uma gestão integrada (currículo, administrativa) que favoreça a formação integral da juventude, apesar da existência de tendências de gestão neoliberal, que dificultam práticas democráticas. Os resultados preliminares apontam que existiram dificuldades por parte da gestão da escola em implementar o Programa Ensino Médio Inovador, sob as orientações do Jovem de Futuro; a comunidade escolar não foi sensibilizada a participar; houve resistência de alguns sujeitos sociais gerando resultados negativos quanto ao objetivo da unificação dos programas, pois a escola pesquisada nem sequer foi avaliada pelo IDEB no período de sua execução, demostrando falhas no lógica de gestão para resultados; por outro lado, existiram projetos desvinculados do plano de ação do PROEMI/JOVEM DE FUTURO que apontam possibilidades democrático-popular, na perspectiva de uma transformação ético-social visando uma formação integral.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Externo ao Programa - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/10/2019 10:43