Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES
DATA: 16/08/2019
LOCAL: Sala 004 - Campus Cametá - Prédio Orlando Cassique (PPGEDUC)

A CONCEPÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: a implantação do SENAI, no município de Cametá-Pará (1975-1985)

SENAI. Política Educacional. Regime Militar.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

A presente dissertação tem como objetivo analisar a implementação do SENAI no município de Cametá, buscando compreender as razões de sua implantação, as concepções pedagógicas, os interesses políticos, econômicos e sociais envolvidos e suas relações com o mercado de trabalho. A metodologia desta investigação tem por base os pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo descritivo-analítica, com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, levantamento e análise documental, pesquisa de campo e entrevista. Pretende-se, também, por meio da História Oral, compreender a implantação do SENAI Cametá e suas implicações, por meio da memória dos nossos entrevistados, que servirá de base para a compreensão dos acontecimentos. Outrossim, essa abordagem permitirá a problematização do objeto de pesquisa a partir de uma análise crítica sobre a forma como a concepção da política educacional estava relacionada à implantação do SENAI Cametá, a partir de um olhar orientado pelo aporte teórico da pesquisa. Trabalha-se com o conceito de Política Educacional, que serve de base para a compreensão dos fenômenos a serem investigados. Esses conceitos terão como aporte teórico discussões de autores que consideramos importantes para a compreensão do objeto: Araujo (2007), Batista (2003, 2015), Cunha (2005a, 2005b, 2005c), Frigotto (1989, 2010a, 2010b), Germano (1994, 2011), Manfredi (2002, 2016), Mészáros (2008), Müller (2009a, 2009b), Petit (2003), Prins (1992), Schultz (1973a, 1973b) e Thompson (1992). A Pesquisa tem evidenciado interesses políticos relacionados à implantação do Centro Integrado de Formação Profissional de Cametá (CIEP), por intermédio do ex-deputado federal Gerson dos Santos Peres, que foi o principal responsável pela instalação, na cidade de Cametá, da instituição de ensino SENAI Cametá, cuja inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 1982, contando com a presença do então Presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo. É interessante reconhecer que, antes da fundação do SENAI Cametá, foi instalado provisoriamente, em 1976, o Centro Móvel do SENAI DR-PA (CEMOVEL), uma escola que tinha formato de circo e foi montada na Praça da Justiça, em frente à Escola Estadual Governador Alacid Nunes (GEAN), com os seguintes cursos: Curso de Eletricidade Básica, Mecânica Geral, Carpintaria, Mecânica de Automóvel, Construção Civil e o Curso de Operador de Trator Agrícola. Com a implantação do SENAI/Cametá, que esteva atrelada à preocupação com o mercado produtivo, talvez se acreditasse que o município de Cametá viesse a se tornar um polo industrial, contudo tal instituição, hodiernamente, forma para o setor terciário e de serviços, e não está integrada a uma grande malha industrial, pois a região não possui estrutura para a indústria.

Presidente - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1834777 - CARLOS LEANDRO DA SILVA ESTEVE
Externo à Instituição - ERALDO LEME BATISTA