Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO COELHO PINTO

DATA: 17/06/2019
LOCAL: sala 004 PPGEDUC- CUNTINS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: SER-ESTAR NEGRITUDE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Negritude. Educação Escolar Quilombola. Prática Pedagógica.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas pedagógicas e os sentidos de negritudes na EMEF Achilles Ranieri situada na comunidade quilombola do Matias, municipio de Cametá-PA. A partir da compreensão dos aportes teóricos e metodológicos da educação para as relações ético-raciais brasileiras e da Educação Escolar Quilombola que prima por bases epistemológicas, pedagógicas, e didáticas de ensino que pautam nas populações negras brasileiras, criamos a seguinte pergunta de pesquisa: Quais sentidos de negritude se observa nas práticas pedagógicas dos professores da EMEF Achilles Ranieri? Quais conteúdos são ensinados nas práticas pedagógicas? Quais mecanimos se buscam para dar conta das necessidades dos alunos e alunas em sua grande maioria negros e quilombolas do Matias para que se desenvolva uma educação com equidade social? Temos como hipótese que o ensino para a população negra deve promover processos de ensino e aprendizagens por meio de processos de identificação étnico-raciais, ou seja, processos de identidades fundamentados nas ancestralidades negras, no território e nas memórias coletivas. Negritude é um movimento de valorização da diferença étnico-racial que se ancora em subjetividades, sentidos, ética e estética de ser negro. Nesse sentido, estamos considerando negritude uma categoria chave que nos possibilita pensar o combate ao racismo pela educação, e também, tendo em vista, a força do conceito em articular elementos subjetivos e políticos, de liberdade e solidariedade em torno dos direitos e cidadania das populações negras. Pretendemos investigar as práticas pedagógicas na escola, tendo em mente uma perspectiva fenomenológica de negritude que é aluno-aprendente-sujeito que vivencia cenas, danças, poesias, jogos, músicas, textos e contextos situados, com possibilidade de essencialmente, ser-estar em vivência, experiências de sua realidade e das potenciais transformações de si na educação escolar. A pesquisa em andamento apresenta alguns dados preliminares. Observamos que as instituições que atendem alunos e alunas de comunidades quilombolas, encontram-se em precárias condições infraestruturais e materiais. Mas a partir da caracterização das instituições escolares que teve como base um relatório técnico fornecido pela Divisão de Educação do Campo ano 2017, foi possível definir um lócus de pesquisa no qual pudessem ser analisadas as práticas pedagógica, pois nessa escola, Achilles Ranieri, são desenvolvidos conteúdos que, em tese, tem como base as realidades dos alunos e alunas. De posse da caracterização das instituições escolares, a partir de conversas informais e considerando diferentes fatores como nível de escolaridade (fundamental II), condições de acesso a comunidade e instituição, disponibilidade dos profissionais e dos sujeitos da comunidade escolar em contribuir com esta pesquisa, dentre as escolas quilombolas, optamos por fazer a pesquisa na comunidade de Matias, comunidade de remanescentes quilombolas situada à estrada que dá acesso ao distrito de Juaba-Cametá-PA, especialmente, na EMEF Achilles Ranieri. Na escola, acompanharemos as tecituras cotidianas de dois projetos principais (1) Raízes Juninas: Cor e Diferença que tem como enredo, Da diversidade se constrói o amor: A história de uma paixão e a luta contra o racismo. E, Minha escola, minha identidade que se expressa pelos Jogos Estudantis que será realizado entre 03 e 07/09/2019. Além desses dois projetos há outros sobre memórias e práticas tradicionais a se realizar no mês de Novembro de 2019. Nossa intenção é analisar os sentidos de negritudes das práticas pedagógicas que organizam essas propostas de ensino e aprendizagens no contexto escolar. A EMEF Achilles Ranieri dispõe de todos os níveis de ensino de responsabilidade da esfera municipal (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II). Na pesquisa de campo faremos a observação participante e entrevista semiestruturada. Dentre as principais contribuições teóricas Banton (1977), Seyferth (2002), Fanon (2008) ao discutirem a origem do conceito de raça e suas implicações para o racismo produzido historicamente contra os negros e Todorov (1993) ao tratar o racismo e o realismo como influenciadores do racismo brasileiro. Ainda que essa pesquisa não tenha chegado ao seu término, é possível assegurar que os professores que atuam em escolas quilombolas possuem inúmeros desafios para o exercício de seu fazer, a começar pelas dificuldades estruturais e materiais, bem como, ausência de cursos de formação que lhes possibilite pensar um currículo e práticas pedagógicas que inovem no fazer-ser negritude na escola quilombola.

Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Notícia cadastrada em: 10/06/2019 09:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2