Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIDALVA DOS PRAZERES ARAÚJO

DISCENTE: MARIDALVA DOS PRAZERES ARAÚJO
DATA: 12/06/2019
LOCAL: Sala 004 - PPGEDUC/CUNTINS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA -PNAIC: As implicações da formação continuada na regulação do trabalho docente

Formação Docente. PNAIC. Avaliação Educacional.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa, em desenvolvimento, inscreve-se nos debates sobre formação continuada de professores, apresenta como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para analisar o eixo avaliação sistemáticas e a relação com o eixo formação continuada no âmbito do programa, pretendendo responder à questão: Como se configura a relação entre a proposta de formação continuada de professores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e o modelo de avaliação que está sendo consolidado no contexto escolar? Tendo, assim, como objetivo geral da pesquisa analisar a relação entre a formação continuada por meio do PANAIC e as orientações sobre as avaliações  em larga escala que compõem o IDEB, no âmbito escolar. Metodologicamente esta pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa cujas técnicas de coleta de dados são a entrevista semiestruturada e a análise documental. Há uma tentativa em fazer uso do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético na medida em que os princípios de analise se orientam pela historicidade, totalidade e contradição como mecanismos para pensar o fenômeno investigado. Como sujeitos informantes da pesquisa selecionamos professores que atuaram no ciclo de alfabetização, correspondente ao 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escolas públicas localizadas na sede do município de Cametá/PA e que foram participantes da formação continuada do PNAIC nos anos de 2013 a 2016, e ainda os técnicos formadores  e gestores do PNAIC/SEMED. No momento, serão apresentados os referenciais teóricos que foram analisados e que fundamentam as discussões a respeito da temática em estudo. O aporte teórico conta com a contribuição dos autores: Dickel (2012), Cabral Neto (2012), Barroso ( 2005),Freitas (1999), Afonso (2007;2009), Maués e Camargo (2012), Saviani (2007), Esteban (2012), Shiroma e Evangelista (2015),Brezezinski (2008, 2014), Micarello (2015), Nóvoa (2013); Tardif ( 2014 ), Gatti (2008 ), Imbernón ( 2010),Martins (2010), Krawczyk (2008) e outros que estudam, pesquisam e problematizam sobre as políticas de formação continuada de professores e a avaliação educacional. A partir da pesquisa bibliográfica e documental foram tecidas as discussões sobre as políticas de formação docente nos desdobramentos das reformas do Estado e da educação brasileira a partir dos anos 90 para compreender os vínculos entre os processos formativos na docência, e a avaliação em larga escada, no âmbito do programa PNAIC, e as implicações no modelo de avaliação que está sendo consolidado nos primeiros anos do ensino fundamental na escola pública. Os resultados iniciais da pesquisa apontam que a formação docente continuada e a avaliação educacional estão estritamente relacionadas, coadunadas para promover a qualidade da educação pela elevação dos resultados educacionais, pois com a criação do IDEB as estratégias avaliativas tendem a moldar o trabalho dos professores nos diversos campos. Assim, a formação docente continuada tornar-se um instrumento que serve para orientar as estratégias avaliativas dos professores nas séries iniciais do ensino fundamental para o cumprimento de metas educacionais, sofrendo influência do princípio regulador, característica do Estado neoliberal.

Externo à Instituição - ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURAO
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
Presidente - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 09:49