Banca de DEFESA: GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ

DATA: 10/05/2019
LOCAL: sala 01 PPGEDUC - Cametá

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: a experiência do POLO UAB/CAMETÁ/PA

Educação a Distância. Expansão do Ensino Superior. Universidade Aberta do Brasil.

ÁREA: Educação

O presente trabalho investiga o processo de implantação e implementação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, em Cametá, região do baixo Tocantins (PA), como uma experiência no ensino superior na modalidade em Educação a Distância, buscando identificar as condições de oferta do ensino, os desafios ou dificuldades sentidos/vivenciados pelos egressos do Curso de Matemática do Polo UAB/Cametá, no período compreendido entre 2009 e 2016. O referencial teórico baseia‐se em diferentes autores numa perspectiva marxista como: Marx (1982, 2011), Marx e Engels (2007; 2011), Frigotto (1991; 1993; 1995; 2017) e Kosik (2002). Para tratar da Educação a Distância, esse estudo se apoia em Belloni (1999; 2012; 2015), Mill e Pimentel (2013), Guarezzi (2009) e Preti (2011). A metodologia utilizada traz como método o materialismo histórico dialético na perspectiva do real. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e possui como instrumentos a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são coordenadores, tutores e alunos egressos do Curso de Matemática/turma 2009. Os dados são analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que a Educação a Distância, sob o discurso da democratização e da universalização do ensino, se expandiu de modo expressivo no ensino superior em nosso País, no entanto, embora a EaD tenha trazido contribuições para a educação brasileira, certamente trouxe consigo também inúmeros desafios e problemáticas que devem ser analisados em relação ao acesso, permanência e sucesso do sujeito da EaD. Formar-se pela EaD, segundo os egressos do Curso de Matemática, turma/2009, foi a oportunidade encontrada para se ter acesso a uma universidade pública e gratuita, mas há de se considerar a correlação de diferentes forças no processo pelo qual se definem e se implementam as políticas públicas, voltadas para a formação do jovem da classe trabalhadora. No que tange ao Polo UAB/Cametá, pelos dados colhidos entre os sujeitos dessa pesquisa, ficou evidenciado que ainda há muito por fazer por ele, entretanto, esse Polo se constituiu como um elo fundamental para a proposição do ensino em EaD no município de Cametá, visto, de modo geral, como uma experiência exitosa em nossa região amazônica.

Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
Externo à Instituição - DULCE MARIA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 29/04/2019 18:48