Banca de DEFESA: EDILENE DO SOCORRO CORREA

DISCENTE: EDILENE DO SOCORRO CORREA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: sala 01 PPGEDUC - Cametá

DESENHOS DE UM CURRÍCULO MOVENTE: Experimentação artística e produção de sentidos a partir da imagem-desenho de alunos da escola básica

Educação Básica. Arte. Currículo-movente. Experimentação. Cartografia.

ÁREA: Educação

Esta escritura de dissertação aborda questões relacionadas a arte-currículo no Ensino Fundamental, dando ênfase ao desenvolvimento de experimentação e produção de sentidos em atividades artísticas por meio de composições imagem/desenho, como práticas de ensino nas aulas de artes. Um movimento que permite aos alunos experimentar a arte pela dimensão ético-estético-criadora. Enfatiza a arte ligada à existência aos modos de Friedrich Nietzsche especialmente em sua obra “O nascimento da tragédia”. Nessa perspectiva tem como objetivo problematizar o currículo do ensino fundamental pela lente da arte no sentido de pensar outra imagem para o currículo. Pensar desenhos de um currículo movente que transitam pela arte para além de uma função instrumental e/ou pedagógica e experimentar direções outras que possibilite a abertura para o despertar de potências criativas por meio de experimentações artísticas em espaços de aprendizagens. Para tanto, dialoga com o pensamento filosófico de Nietzsche (2002, 2007, 2008, 2011,), Deleuze e Guattari (1992) para trabalhar com os conceitos de transfiguração e experimentação, além de autores das teorias pós-críticas de currículo como: Meyer e Paraíso (2012), Silva (2011), Oliveira (2012), Costa (2013), Corazza (2010), para tratar da relação arte-currículo na perspectiva da diferença. Para acompanhar os processos, movimentos e acontecimentos, optou-se por fazer uso da cartografia enquanto método de pesquisa baseado nos estudos de Virgínia Kastrup (2015), por entender que nesse percurso de investigação não se busca revelar algo, mas, acompanhar cada passo e movimento. Com isso, evidencia-se na pesquisa o aspecto movente e processual do currículo e seus desdobramentos nas aprendizagens dos alunos dando passagem a produção de desenhos-imagens e seus fluxos de criação, afetação e sentidos no ensino da arte na escola básica.

Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo ao Programa - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Presidente - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA