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Banca de DEFESA: SARA CORREA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA CORREA DIAS
DATA: 30/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: sala 01 PPGEDUC - Cametá
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS NA AMAZÔNIA: um estudo na Colônia Z-16 de Cametá, Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação. Qualificação profissional. Trabalho. Saberes. Pescador artesanal.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva responder como o projeto “Pescando Letras”, associado aos saberes do trabalho da pesca, corroborou com a qualificação profissional e com os processos de organização dos pescadores artesanais da Colônia Z-16 de Cametá (PA), os quais estão relacionados com o mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada no materialismo histórico-dialético. Para o levantamento dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e aberta, observação in loco e análise documental, tratando os dados produzidos por meio da análise de conteúdo. O aporte teórico da pesquisa é consubstanciado por Marx (2004; 2008; 2013), Gramsci (1978; 1991), Grzybowski (1986; 1987), Frigotto (1999; 2010), Thompson (1987) e Kosik (1976), dentre outros. A pesquisa permitiu concluir que, no contexto histórico, a educação é um elemento inerente ao homem e com ele tem uma relação umbilical, sendo construída na produção e nas relações de produção da existência, mediada pelas relações de trabalho. Neste aspecto educacional, a formação dos pescadores artesanais ligados à Z-16 de Cametá se dá nos processos educativos que desencadeiam no percurso de vivência coletiva, nas formas de sociabilidade, nos encontros, nas reuniões, nas palestras e nos projetos educativos, que educam na medida em que fazem parte das suas experiências concretas de vida. A pesquisa revela que a formação desses trabalhadores por meio do projeto “Pescando Letras” contribuiu para a sua qualificação profissional e para seus processos de organização, ensejando-lhes: ampliação da visão de mundo, principalmente no que tange ao trabalho e ao poder de participação individual e coletiva; potencialização e socialização de saberes; subsídios de qualificação para o trabalho; interação com a realidade, possibilitando-lhes análises e reflexões críticas; apropriação do saber tanto para atuação na Z-16 quanto para as pequenas lutas travadas em níveis locais (como a criação de Associações, por exemplo). No entanto, o “Pescando Letras” não cumpriu plenamente o seu objetivo, que era o de erradicar o analfabetismo entre os pescadores da Z-16, pois, conforme evidenciam os dados, alguns dos pescadores não obtiveram sucesso no curto período de seis meses em que o Projeto foi executado. Mas, do ponto de vista da formação, a experiência foi válida por abrir outras possibilidades aos pescadores, como no âmbito da qualificação profissional e dos processos de organização que foram por eles adquiridos e fortalecidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/04/2019 13:06
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