Banca de QUALIFICAÇÃO: IEDA DE FATIMA PINTO BARRADAS

DISCENTE: IEDA DE FATIMA PINTO BARRADAS
DATA: 22/04/2019
LOCAL: sala 001 - predio Orlando Cassique - CUNTINS

Programa Escola Ativa: um estudo sobre a prática docente nas turmas multisseriadas no Município de Mocajuba/Pa.

Educação do Campo. Prática docente. Programa Escola Ativa.

ÁREA: Educação

O presente estudo intitulado “Programa Escola Ativa: um estudo sobre a prática docente nas turmas multisseriadas no Município de Mocajuba/Pá” apresenta como objetivo analisar a partir da formação continuada se os professores desenvolvem práticas docentes no cotidiano da sala de aula que valorizam a cultura e os modos de vida dos alunos do campo. Pretende responder o seguinte problema de pesquisa: comovem sendo desenvolvida à prática dos professores que atuam nas turmas multisseriadas das escolas EMEIF Santa Luzia do Siloé e EMEIF Professora Raimunda Maria Leão a partir da formação continuada realizada por meio do Programa Escola Ativa ofertada nos anos de 2009 e 2010, no Município de Mocajuba/Pá?. Para a efetivação desta pesquisa, tivemos o apoio teórico-metodológico dos autores TRIVIÑOS (1987), TARDIF (2002), LIMA (2003), HAGE (2006), ANDRÉ (2008), HADDAD (2008), CALDART (2008) dentre outros. Fizemos uso do estudo de caso, com elementos da etnografia, com ênfase central na prática docente, possibilitando-nos o contato direto com processo educativo, o conteúdo ministrado e a forma de trabalho utilizado pelas professoras na sala de aula. Utilizamos a pesquisa de campo, a observação e a entrevista semiestrutura como elementos necessários a coleta de dados que teve como lócus de pesquisa duas escolas municipais situadas na zona rural do município de Mocajuba, uma de terra firme, EMEIF Santa Luzia do Siloé e outra ribeirinha EMEIF Professora Raimunda Maria Leão. Para complementação e aprofundamento da pesquisa utilizamos análise de documentos oficiais do MEC com foco no projeto base do Programa Escola Ativa e a Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002 que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Verificamos em estudos preliminares sobre a prática docente e a relação com processo de formação ofertado pelo Programa Escola Ativa aos professores que trabalham nas turmas multisseriadas das escolas do campo do município de Mocajuba/Pá, que apesar do PEA apresentar uma metodologia diferenciada com materiais revisados (cadernos de ensino-aprendizagem; colegiado estudantil; cantinhos de aprendizagem; escola e comunidade) os professores não colocaram em prática tais materiais, porque não tiveram acesso aos materiais reformulados. Além disso, a formação dos professores também foi comprometida porque não foi ofertada como o esperado pela falta de recursos financeiros e estruturais da Secretaria Municipal de Educação. Constatamos que tentativa do programa em solucionar problema do fracasso escolar das turmas multisseriadas das escolas situadas no campo, não considerou investimentos na infraestrutura das escolas e de um currículo específico elaborado com a participação dos sujeitos campesinos.

Externo à Instituição - FLAVIO BEZERRA BARROS
Presidente - 263.026.912-49 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA - UFC
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 16:26