Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RIVALDO ARNAUD LISBOA

DISCENTE: JOSE RIVALDO ARNAUD LISBOA
DATA: 21/06/2018
LOCAL: sala 004 - predio orlando cassique - campus cameta

EDUCAÇÃO POPULAR: ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA PRELAZIA DE CAMETÁ, DURANTE AS DÉCADAS DE 1980 E 1990

Educação Popular, Movimentos Sociais, Comunidades Cristãs

ÁREA: Educação

O presente estudo acerca da Educação Popular é resultado de uma pesquisa que vem se desenvolvendo junto à Diocese de Cametá para o Programa de Mestrado na linha de Educação, Cultura e Linguagem da Universidade Federal do Pará – Campus Cametá, o qual tem por fim analisar a participação da Igreja Católica no Município de Cametá, nas décadas de 1980 e 1990, para a formação e conscientização dos sujeitos inseridos no contexto das Comunidades Cristãs (CC’s/CEBs). No período estudado a Prelazia cria o Setor Educação para viabilizar às suas bases (CC’s) uma educação, segundo o próprio Setor, de cunho libertadora, pautada nas ideias de Paulo Freire, através de práticas educativas numa concepção emancipatória, formadora do letramento de adultos, da formação e conscientização do povo com vistas a transformações sociais profundas, da cidadania e da relação com o universo social, tanto da área da cidade quanto do campo. Assim, a educação, à luz das reflexões de Freire, teria o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Tal estudo partiu da seguinte inquietação: Qual a contribuição da Igreja Católica para a formação e conscientização dos sujeitos inseridos no contexto das Comunidades Cristãs da Prelazia de Cametá? O que instigou analisar o papel desempenhado pela Prelazia na viabilização de educação e formação às suas bases; verificação dos possíveis resultados dessa educação; e, elucidação se de fato a Prelazia buscou a formação de lideranças para a luta política. A relevância do presente estudo primou pela importância de entendermos o papel da Igreja Católica na região não apenas como uma instituição voltada para a missão do anúncio do Evangelho, mas preocupada também em contribuir na formação educacional e na construção cidadã do povo desta porção de terra da Amazônia paraense. O estudo em questão enveredou através de pesquisa e análise documental de relatórios de atividades, de viagens, atas, plano de ação, constantes dos arquivos da Diocese de Cametá, assim como, através de entrevistas e pesquisa bibliográfica.). O percurso teórico-metodológico iniciado na pesquisa levou em conta as considerações de Freire (1970), quando defende um modelo de educação que vise uma pedagogia crítico-educativa. O embasamento teórico contou, principalmente, com a contribuição de Paulo Freire em “Pedagogia do oprimido” (1970), “Educação e mudança” (1979), “Política e educação” (1993), “Pedagogia da autonomia” (1997); Moacir Gadotti “Estado e educação popular na América Latina” (1992), “Educar para um outro mundo possível” (2007). Da mesma forma, através deste quadro metodológico, se buscou também se buscou o apoio de estudos já produzidos tanto na área da educação popular a nível de Brasil e América Latina, quanto de estudos relacionados à Amazônia e sua conexão com o período ditatorial brasileiro. Contextos que se entrelaçam com o período vivenciado pela Prelazia de Cametá no decurso de tempo de análise abordado neste estudo, confrontando-se características vivenciadas na Prelazia e por outras regiões da Amazônia no período dos governos militares pós-64.

Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - ANDREA SILVA DOMINGUES
Notícia cadastrada em: 13/06/2018 11:45