Banca de QUALIFICAÇÃO: LAERCIO FARIAS DA COSTA

DISCENTE: LAERCIO FARIAS DA COSTA
DATA: 20/06/2018
LOCAL: Sala 004 - Prédio Orlando Cassique - UFPA Cametá

SABERES TRADICIONAIS, MEMÓRIA E CULTURA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ITACURUÇÁ (ABAETETUBA/PARÁ).

memória, saberes tradicionais, dispositivos legais, identidade quilombola

ÁREA: Educação

A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade quilombola do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro, que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as formas de transmissão desses saberes de geração em geração através da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho iremos identificar a relação dos dispositivos legais e a valorização dos saberes na comunidade quilombola do Itacuruçá. Nesta ótica, o trabalho utilizará como suporte, dispositivos legais, são eles, Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos sob a Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). O Decreto 4887, de 20 de novembro de 2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombo. Posteriormente o decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007, e no âmbito educacional destacamos as leis 10639/2003 e 11645/2011, que obriga a inserção da cultura afro-brasileira no currículo escolar, como suporte jurídico para análise da organização escolar da comunidade quilombola do Itacuruçá. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais, na media em que se registra a memória coletiva da comunidade para a compreensão das tradições e proteção dos saberes tradicionais. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizar sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá. Nesta perspectiva, utiliza-se: Diegues (2000), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Assim, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias, num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais, ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes, uma vez que atribuem ao avanço da lógica capitalista e à influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade.

Presidente - 2217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Externo ao Programa - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS