Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO

DISCENTE: ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO
DATA: 28/06/2018
LOCAL: sala 001

NARRATIVAS DE VELHOS: A RESSIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DOS AFRO-BRASILEIROS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL E CULTURAL DA VILA DO TORRÃO MUPI/CAMETÁ-PARÁ

Narrativas Orais, Velhos, Saberes, Imagem, Ressignificação e Educação.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa realiza um estudo na comunidade do Torrão-Mupi localizada na vila de Janua Coeli que pertence a mesorregião da cidade de Cametá no Estado do Pará. Tomamos como problemática de pesquisa o imaginário negativo sobre o negro, sua invisibilidade e invalidação como agente social e cultural. Dessa forma, o objeto da pesquisa são os saberes e a contribuição advinda desses saberes dos afrodescendentes para a construção social e cultural da comunidade do Torrão-Mupi, a partir da interface de narrativas dos velhos com a educação escolar, contribuindo para se descolonizar as mentes, os saberes e os poderes de nossa sociedade, mostrando o protagonismo negro a partir desses sujeitos. Seguindo a linha de ouvir, recontar e ressignificar, temos como objetivo central da pesquisa: estudar, conhecer e enfatizar o protagonismo dos povos negros a partir da percepção dos velhos da comunidade supracitada, reconhecendo sua participação de forma positiva e ativa nos diversos segmentos da sociedade. Nosso arcabouço teórico-metodológico envolve a identidade negra no Brasil partindo das concepções de Neusa Sousa (1983) e Vicente Salles (1971) contextualizando o universo cultural afro-brasileiro no Pará. Para a identidade cultural e a negação do outro usaremos como base Stuart Hall (2003). Acerca das desigualdades sociais e dos processos de exclusão, a história oral de Thompson (1992), utilizada como método de pesquisa, e a problemática do racismo discutido nas bases abordadas por Schwarcz (1993).

Externo ao Programa - 2351146 - LUIS FERNANDO CARDOSO E CARDOSO
Interno - 2425811 - LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL
Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Notícia cadastrada em: 05/06/2018 10:21