Banca de DEFESA: TEODORO GAIA DE MELO

DISCENTE: TEODORO GAIA DE MELO
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Campus Universitário de Cametá/Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)

DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO SENSO COMUM DE ALUNOS/AGRICULTORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Conhecimentos. Modernidade e Pós-Modernidade. Educação do Campo.

ÁREA: Educação

Objetivou-se com a pesquisa investigar como se dá e o que resulta do diálogo de alunos/agricultores entre as duas dimensões do conhecimento – ciência e senso comum, na Casa Familiar Rural de Cametá/PA (CFRC), questionando em que aspectos pode se falar de uma nova racionalidade epistemológica na Instituição e que elementos compõem essa nova racionalidade de educação na transição da modernidade para a pós-modernidade, para pensar em uma escola à população do campo com nova racionalidade epistemológica de conhecimento. O estudo direcionou-se por elementos característicos do tipo etnográfico, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos metodológicos a observação, conversa direta e entrevista semiestruturada com alunos/agricultores do ensino médio do curso profissionalizante de Técnico Agrícola, modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), turma 2016. Como referencial teórico foi apresentado autores que discutem: Diálogo (FREIRE, 2005), Educação (GADOTTI, 2004), Ciência Pós-Moderna (SANTOS, 1987, 1989, 1995 e 2003; HARVEY, 2002; PEREIRA e Orgs., 2000; POURTOIS e DESMET, 1999), Educação do Campo (CALDART, 2002; PRAZERES, 2012), Ciência Moderna (GIDDENS, 1991; ALMEIDA, 2004), Racionalidade (HÜHNE, 1994), e outros. A hipótese levantada, ao final confirmada, é que a CFRC promove o diálogo entre conhecimentos científico e do senso comum e a mesma apresenta aspectos que se identificaram com elementos da ciência pós-moderna, possibilitando propor uma nova escola à população do campo com nova racionalidade epistemológica de conhecimento.

Presidente - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/02/2018 09:42