Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA GONCALVES MOREIRA

DISCENTE: ELISANGELA GONCALVES MOREIRA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: SALA 001 PRÉDIO ORLANDO CACIQUE - Campus Cametá

INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETÁ/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEÓRICA DE VYGOTSKY

Inclusão Escolar. Prática Pedagógica. Interação Social.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo realizar um estudo de caso a partir das práticas pedagógicas inclusivas de uma professora de escola particular em Cametá/PA, tendo como embasamento teórico a obra Fundamentos da Defectologia de Vygotsky (1997). A partir da observação empírica e entrevistas semiestruturadas, utilizou-se como análise procedimental dos dados o conteúdo das falas dos entrevistados, sobretudo da professora, onde buscaremos apresentar uma experiência positiva no âmbito educacional, no que tange a inclusão escolar. Para maior e melhor entendimento da pesquisa em questão, abordaremos, inicialmente, um breve panorama da inclusão escolar, sua história e desenvolvimento, buscando estabelecer, no decorrer da pesquisa, a diferença entre integração e inclusão. De forma sucinta e resumida, discorreremos sobre a formação e a prática docente, voltadas para a inclusão escolar, a luz de teórica de Silva Filho (2013), Pimenta (1997), Bueno (1999), Ainscow (1997), Omote (2008), Sassaki (1997), Plaisance (2004), Poker (2008), entre outros, destacaremos ainda o que dizem os documentos oficiais e internacionais sobre a inclusão, em ordem cronológica, tais como: Declaração Universal dos direitos humanos (1948), Constituição Federal (1988), Declaração de Jomtien (1990), ECA/estatuto da criança e do adolescente (1990), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Convenção de Guatemala (1999), CNE/CEB (2001), Plano Nacional de Educação – PNE (2001) e o novo Plano Nacional de Educação – PNE (2014). Apresentaremos as principais contribuições de Vygotsky (1997) para o âmbito social e educacional/inclusivo, através das análises do autor supracitado, buscaremos vislumbrar os caminhos para a inclusão escolar, pois através de suas observações empíricas e análises científicas, Vygotsky apresenta uma visão realista e otimista quanto a possibilidade de aprendizado das crianças com deficiência, estando estas em interação com seus pares, sendo estimuladas, buscando outras vias de desenvolvimento e o professor é de suma importância nesse processo.  Em âmbito acadêmico e social, a pesquisa visa contribuir para pensar uma educação para todos, respeitando os limites e as diferenças, pensar em caminhos e possibilidades para a inclusão escolar, entender que as pessoas com deficiência têm anseios, vontades, que a inclusão é um direito de todos, é possível, urgente e necessária. O estudo de caso em questão nos possibilitará novas reflexões, conceitos e atitudes diante do aluno com deficiência.

Presidente - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/02/2018 08:30