Banca de DEFESA: DANIEL NABICA FURTADO

DISCENTE: DANIEL NABICA FURTADO
DATA: 29/09/2017
LOCAL: sala 001 - Predio Orlando Cassique

Políticas Públicas para a Juventude: Um estudo sobre o processo de implantação do Projovem Urbano no município de Cametá-PA

Políticas Públicas. Projovem Urbano. Implantação.

ÁREA: Educação

Esta dissertação apresenta um estudo sobre o programa Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens Qualificação e Ação Comunitária), nas edições 2012, 2013 e 2014 no município de Cametá/PA. Tem como objetivo analisar como esta política pública foi implantada no município de Cametá, tomando como perspectiva de análise a formação humana e formação fragmentada pela lógica do capital. Este programa é considerado o principal programa direcionado ao atendimento de jovens no período em que o Partido dos Trabalhadores esteve no poder. Criado no governo do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, ano de 2005, propôs formação integral aos jovens atendidos com elevação da escolaridade, qualificação profissional e participação social cidadã. O percurso metodológico foi baseado na perspectiva da pesquisa qualitativa. A pesquisa empírica foi realizada com a utilização de análise documental e entrevistas semiestruturadas gravadas. Os sujeitos que comporam a pesquisa consistem em 3 (três) membros da coordenação local do programa, 1 (um) membro da coordenação estadual do programa, 1 (uma) Professora, 1 (uma) Diretora do colégio, onde aconteceu a última edição do programa. As categorias de análise foram: Gestão, elevação da escolaridade, qualificação profissional, participação social cidadã. Os sujeitos da pesquisa apontaram como pontos positivos a elevação da escolaridade e a participação dos jovens na vida comunitária, sendo este último o aspecto de maior relevância do programa no município de Cametá/PA. E como pontos negativos apontam a falta de infraestrutura para a execução do programa, o que veio a comprometer o cumprimento de suas metas. Destaca-se também que o programa em sua implantação segue uma lógica compensatória para a formação dos jovens pertencentes à classe trabalhadora, com aligeiramento dos estudos, qualificação profissional deficiente e incentivo ao protagonismo juvenil nas ações de participação social cidadã. Neste estudo, conclui-se que por mais que o programa tenha em seu PPI uma proposta de educação integral acaba formando os sujeitos para atende demandas de mercado.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Externo ao Programa - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO