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Banca de DEFESA: DELCILENE SANCHES FURTADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DELCILENE SANCHES FURTADO
DATA: 26/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: sala 001 - Campus Cameta - Predio Orlando Cassique
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): CONCEPÇÕES SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES PRESCRITIVAS E AS AÇÕES EFETIVAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Pedagogia do aprender a aprender; Formação docente; Racionalidade prática.


PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse estudo tem como objeto o Eixo “Formação Continuada para Professores Alfabetizadores e seus Orientadores de Estudo” contido no PNAIC e como lócus o município de Cametá-Pá. Tem por objetivo analisar a concepção de formação docente prescrita na proposta de formação contida no PNAIC e sua materialização no contexto local mediante as ações efetivas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pá. Para isso utiliza-se das contribuições do Materialismo Histórico-Dialético por este se apresentar como uma possibilidade teórica que busca desvelar o conjunto de relações que determinam o objeto em estudo, sendo uma pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa. Inicialmente o caminho da investigação se pautou pelo levantamento, definição e análise dos documentos e cadernos de formação utilizados pelo programa e um levantamento sobre os estudos já realizados sobre o PNAIC. Concomitantemente foi feito uma revisão da literatura de modo a aproximar do objeto por meio de sua apreensão numa perspectiva crítica. Os principais autores podem ser citados: Duarte (2001, 2010a, 2010b), Marsiglia (2010, 1013), Martins (2006, 2010), Saviani (2007b, 2009a, 2013a). Definimos, então, quatro categorias para desenvolvimento de nossa linha de investigação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Pedagogia do aprender a aprender, Formação docente e racionalidade prática.  O estudo prevê como técnica de pesquisa de campo a aplicação de entrevistas semiestruturadas. A trajetória de investigação percorrida aponta que o PNAIC nasceu num contexto que representa a continuidade dos princípios e diretrizes que subsidiaram o projeto de reforma educacional a partir da década de 1990. Que a concepção de formação docente tem por base a racionalidade prática cuja matriz teórica se fundamenta pelo modelo teórico do construtivismo, pela pedagogia do professor reflexivo e pela pedagogia das competências. Em sintonia com esta matriz teórica adota o conceito de alfabetização na perspectiva do letramento se constituindo como um instrumental no qual a alfabetização é uma tecnologia ou técnica de leitura e escrita. Que a formação em seu processo de materialização no contexto local ela apresenta a mesma lógica incorporada na proposta orientadora da formação pela sua aproximação ao modelo da racionalidade prática. Embora tenhamos identificado a presença de elementos característicos da racionalidade técnica e da racionalidade crítica, no contexto local essa dimensão acaba se sobressaindo entre os orientadores e alfabetizadores entre os quais o relato de experiência se torna um dos principais elementos para ajudar o professor no processo formativo a construir novos conhecimentos para enfrentar os problemas da sua prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Externo ao Programa - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 11/08/2017 18:09
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