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Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITO NUNES SACRAMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITO NUNES SACRAMENTO
DATA: 20/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala 001 - Cameta - Predio Orlando Cassique
TÍTULO:

O ENSINO MÉDIO MODULAR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO
NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

POLÍTICA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS. ENSINO MÉDIO MODULAR.


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa, intitulada “O ensino médio modular como política de formação da juventude do campo
na Amazônia”, tem por objetivo analisar o ensino médio modular como política de formação da Juventude
do campo no contexto da escola Dr. Ângelo Custódio Corrêa, localizada na vila de Juaba no município de
Cametá/Pa, bem como as políticas educacionais e seus impactos para a formação da juventude, uma vez
que o ensino médio tem uma grande relevância na educação dos jovens, no entanto é necessário lutar e
combater a descontinuidade de políticas públicas no que concerne à formação do ensino médio. O estudo
conta com uma abordagem de caráter qualitativo sob o solo epistemológico baseado no materialismo
histórico dialético, e segue os seguintes procedimentos para a realização da pesquisa: revisão bibliográfica
acerca do tema em estudo, pesquisa de campo, observação in lócus na vila de juaba e aplicação de
entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da comunidade escolar em questão, assim como a gestão da
E.E.E.M. Profª Osvaldina Muniz que coordena o SOME e a 2ª Unidade Regional de Educação – URE de
Cametá. A pesquisa de campo tem como meta reunir informações que possam contribuir para a análise do
objeto investigado considerando assim, meios que permitam tanto a reflexão, quanto a contradição, do qual
pode gerar uma nova descoberta no campo do conhecimento. Para fundamentar a análise, o pensamento
Marxista, contribui com a interpretação dos dados, levando em conta as categorias que pautam pelo
princípio da mediação, da contradição e da totalidade. Nesse sentido, seguem os autores que corroboram
com o texto, destacam-se Carnoy (1987), Corrêa (2005), Cury (1995), Freire (1996; 2011), Frigotto (2004;
2011), Krawczyk (2004; 2009), Kopnin (1978; 1993), Kosik (1976; 1978), Kuenzer (1988, 2009), Machado
(1998; 2009), Ramos (2004; 2005), Oliveira (2004; 2009), dentre outros. Como resultados preliminares o
ensino médio como modalidade de ensino do sistema modular vem colaborando com a formação da
juventude promovendo de tal maneira a aproximação entre o conhecimento teórico e a pratica social, apesar
de termos ainda ausência de políticas públicas eficazes para o ensino médio, do qual, o Estado mante-se
neutro de sua responsabilidade com a educação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Notícia cadastrada em: 02/06/2017 00:41
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