Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE

DISCENTE: MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
DATA: 19/06/2017
LOCAL: sala 001 - Cameta - Predio Orlando Cassique
TÍTULO: OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA RELAÇÃO COM O SABER
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o Saber, Fracasso Escolar, Ensino-Aprendizagem.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: Este texto faz parte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de PósGraduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/ Cametá, intitulada: “Os contextos de aprendizagem de alunos em situação de fracasso escolar: um estudo a partir da relação com o saber”. A relação dos alunos com os conhecimentos constitui o nosso objeto de pesquisa. O estudo tem por objetivos: Geral: Analisar as formas de relações com os conhecimentos estabelecidas pelos alunos, em seus processos de ensinoaprendizagem. Específicos: Verificar como os alunos mobilizam-se diante dos conhecimentos que são ensinados em sala de aula; Analisar os sentidos e significados que os alunos atribuem às atividades por eles realizadas no cotidiano escolar e Identificar como se dá a relação dos alunos com os conhecimentos ensinados em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem como referencial teórico-metodológico a Abordagem Histórico- Cultural do Desenvolvimento Humano, desenvolvida por Vigotski e seus colaboradores e a Teoria da Relação com o Saber desenvolvida por Bernard Charlot. O estudo empírico foi realizado em uma turma do 4 ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Cametá, constituída por 27 alunos, em sua maioria alunos repetentes. Os dados, apresentados foram obtidos por meio da pesquisa de campo. A estratégia de coleta de dados deu-se através da observação participante, notas de campo, entrevistas e conversas informais com os alunos, sujeitos da pesquisa. Alguns eventos também foram registados em gravações de áudio e fotografias. Em nossas análises e discussões preliminares, os dados obtidos indicam que a ausência de sentido em torno das atividades desempenhadas pelos alunos no cotidiano escolar, assim como a ausência de significado nos conteúdos ensinados em sala de aula, não provocam nos alunos mobilização para aprender, favorecendo assim uma relação de indiferença e de negação com os conhecimentos com os quais relacionam-se no contexto escolar.
Externo ao Programa - 1197833 - ELIANA DA SILVA FELIPE
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS SILVA
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU