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Banca de DEFESA: JOAO MIRANDA FURTADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO MIRANDA FURTADO
DATA: 28/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala 001 - Predio Orlando Cassique
TÍTULO:

O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA DOS RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação externa; Ideb, qualidade do ensino, qualidade social


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Esta pesquisa é o resultado de um estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, que tem como título “O Ideb e a quantificação da qualidade da educação: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública no município de Cametá-Pa”, que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/ qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma escola pública do município de Cametá-Pa. Tem como objetivo analisar a relação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a melhoria na qualidade social da educação, em particular na escola pública municipal de Cametá-Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela observação e entrevista semiestruturada. Os dados para análise foram coletados a partir das falas de atores sociais (equipe gestora e professores) participantes das atividades desenvolvidas em  (uma) escola pública municipal que figura como instituição destaque do Ideb no ranking municipal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2009, 2011 e 2013).  Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005), Dourado (2009), Freitas (2007), Oliveira (2005), entre outros. A pesquisa permite afirmar que a elevação dos resultados do Ideb na escola pesquisada nos anos observados podem ocultar problemas presentes na instituição, como as condições de funcionamento, infraestrutura ainda inadequada, ausência de equipamentos e materiais didáticos necessários à prática pedagógica. Os resultados apontam que as avalições externas não consideram as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas de ensino. Embora a escola pública pesquisada tenha conseguido êxito no Ideb, no entanto, há outras implicações no âmbito da escola que acabam fragilizando a conquista de uma educação de qualidade social. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1152673 - DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES
Interno - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES
Presidente - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU
Notícia cadastrada em: 03/04/2017 17:32
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