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Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO VASCONCELOS FRANCA GOES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIO VASCONCELOS FRANCA GOES
DATA: 14/09/2016
HORA: 11:00
LOCAL: Campus de Cametá - Sala 001
TÍTULO:

Formação Integrada: uma análise da prática pedagógica do Curso Médio Integrado da Informática no CIEBT/Cametá


PALAVRAS-CHAVES:

consciência de classe, estranhamento, formação integrada.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar se a consciência de classe, que pressupomos existir nos professores do Curso Médio Integrado de Informática do CIEBT/Cametá ao materializarem formação integral, decorre da normatização pelo projeto pedagógico de curso (PPC) da proposta de um tipo de escola integral ou decorre de outras fontes, como possível militância político social do professor, ou mesmo se essa consciência de classe é inexistente, sendo suas “práticas formativas integrais” meramente protocolares; para a partir dessa análise apontar meios mais eficientes para a produção de consciência de classe nos professores envolvidos com a proposta de construção de um tipo de escola integral. Trata-se ainda de uma investigação em andamento e um texto para qualificação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins. Estrutura-se de modo a construir um quadro teórico de referência a partir da literatura marxista dialogando, entre outros autores, com Marx (2008), Gramsci (1982) e Frigotto (2011). E em seguida apresenta os instrumentos metodológicos de coleta dos dados empíricos, sendo estes: a análise documental, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Por fim apresenta um debate de hipóteses teóricas a ser substituído mais adiante, com o avançar da investigação e sua consequente análise dos dados empíricos, pelos resultados da pesquisa: exposição da análise e apontamentos de melhorias da proposta de construção de um tipo de escola integral. Por hipótese conclui-se sobre a existência de uma vaga consciência de classe nos professores o que caracteriza sua prática formativa menos como a construção de um tipo de escola unitária e mais como práticas formativas que manifestam alguns elementos de integração, carecendo esse professor de maior envolvimento com as lutas de classe no corpo da sociedade apesar de toda dedicação pedagógica disposta por ele. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Interno - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Externo ao Programa - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/08/2016 08:57
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