Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CARLOS VANZELER POMPEU

DISCENTE: JOSE CARLOS VANZELER POMPEU
DATA: 14/09/2016
LOCAL: Campus de Cametá - Sala 001

SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ: (RES) SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA RELAÇÃO TRABALHO E CAPITAL

Saberes. Trabalho. Identidade

ÁREA: Educação

Trata-se o presente trabalho de pesquisa em andamento, objetivando analisar saberes do trabalho em interlocução com processos de formação de identidade, a fim de corroborar com o processo de construção de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Em termos gerais, a pesquisa tem como objetivo abordar os saberes do trabalho no campo da pesca artesanal e sua relação dialética com a formação de identidade de pescadores artesanais do município de Cametá-PA. Consideramos, de início, que processos de (res)significação identitária de pescadores artesanais no município de Cametá ocorreram, principalmente, com mudanças na produção de saberes do trabalho da pesca que se deram após a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE). Nesse sentido, a pesquisa tratará, principalmente, a (res)significação identitária do pescador artesanal no palco de disputas entre trabalho e capital, uma vez que consideramos que a identidade que se forma a partir das mudanças na produção dos saberes do trabalho da pesca pode corroborar para processos de emancipação dos sujeitos pescadores ou de conformismo e manutenção do capital.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Externo ao Programa - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo ao Programa - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO