Banca de QUALIFICAÇÃO: ZENAIDE LEAO BATISTA

DISCENTE: ZENAIDE LEAO BATISTA
DATA: 28/06/2016
LOCAL: Campus de Cametá - Sala 001

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETÁ-PA CUNTINS/UFPA.

PAR; Gestão democrática; Conselho Escolar; Projeto Pedagógico.

ÁREA: Educação

O texto é resultado parcial da pesquisa de dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS. O trabalho tem como objetivo analisar as implicações da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) na rede de ensino no município de Cametá-PA no tocante à democratização da gestão das escolas através dos indicadores do PAR: existência e funcionamento de Conselhos Escolares (CE), Projetos Pedagógicos (PP) e Critérios para escolha de direção escolar, tendo em vista as orientações e acompanhamento da SEMED na execução das ações geradas para esses indicadores no PAR I ( 2007 a 2011) e as mudanças as esse respeito no PAR II (2011-2014). O trabalho fundamenta-se na abordagem de pesquisa qualitativa, tem como método teórico analítico o Materialismo Histórico Dialético, com base nas categorias Totalidade, mediação, práxis e contradição. Dentre os autores mais importantes da temática podemos citar Wood (2007), Abrucio (2010), Behring e Boschetti (2009), Peroni (2011), Silva Júnior (2002), Saviane (2009), Camini (2009), Netto (2011). O campo empírico do trabalho é a Secretaria Municipal de Educação de Cametá. O recorte temporal da pesquisa corresponde ao período de implementação das duas versões do PAR (2007- 2011) e (2011-2014). Como técnicas de pesquisa utilizaremos análise documental e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são: Gestor municipal (ex- Secretário Municipal de Educação); equipe técnica do PAR do período em análise e/ou, representante do comitê local do PAR de Cametá dos períodos correspondentes e os técnicos da SEMED que orientam questões pedagógicas. Os resultados, ainda que preliminares dada a revisão da literatura sobre o tema e a análise dos documentos sobre o PAR, enquanto eixo de execução do PDE/Plano de Metas, apontam que as políticas educacionais assumem características de acordo com certa conjuntura política quando o Estado conforma interesses em vista da racionalidade do modo capitalista de produção que o engendra. Dentro dessa lógica, como parte da materialidade da Reforma do Estado de 1990 e, sob a orientação neoliberal, o PDE tem por base o modelo de gestão gerencial e fomenta a incorporação deste modelo na gestão educacional e escolar. Nesta direção, apesar do forte discurso de democratização da gestão, as diretrizes que orientam a implementação do PAR nos municípios, revelam a articulação com os interesses econômicos em detrimentos das necessidades sociais dos sujeitos. A tão proclamada participação por meio das metas relacionadas ao PP, Conselho Escolar e Critério para escolha de direção escolar, revelam-se como estratégia para o envolvimento da comunidade escolar na execução de ações pré-estabelecidas a nível central. Movimento contrário à democracia que defendemos neste trabalho - democracia substantiva, potencialiadora da participação ativa e, consequentemente, do rompimento dos alicerces da estrutura social posta.

Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Notícia cadastrada em: 13/06/2016 17:27