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Banca de DEFESA: DANIELE DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE DA SILVA COSTA
DATA: 13/04/2016
HORA: 17:00
LOCAL: SALA 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA
TÍTULO:

A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VOZ DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria e prática; Formação de professores; Egressas


PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo encontrar respostas sobre a formação repassada pela Universidade do Estado do Pará Campi Moju a dez egressas de pedagogia anos de 2008 e 2009, sendo cinco de cada turma, quanto a teoria e a prática, e em que essas duas categorias refletem hoje, na atuação no Ensino Fundamental. Nessa tessitura, a problemática de nossa pesquisa, foi a seguinte: Como se deu a formação teórica e prática das egressas das turmas de pedagogia anos 2008 e 2009 da Uepa Moju, e a sua articulação hoje na escola, no Ensino Fundamental? Esse fator desencadeou o método qualitativo de analise da pesquisa, por via de um Memorial Narrativo Reflexivo gravado com dez egressas anos de 2008 e 2009 do referido Campi. Em linhas gerais, utilizamos como apostes teórico como Triviños que abordou a pesquisa de caráter qualitativo; Bakhtin construindo a discussão sobre a linguagem, relatos e dialogismo dos sujeitos da pesquisa; Saviani, Gatti e Libâneo acerca da formação docente e seus pressupostos históricos; entre outras referencias primordiais a construção desta pesquisa. Dos resultados, destacam-se quatro elementos: a contribuição da teoria e prática da Uepa- Moju no exercício da prática docente; o segundo elemento consistiu nos subsídios direcionados as disciplinas do curso, todavia a dificuldade encontrada se concentrou na desarticulação das atividades práticas das aulas teóricas; o terceiro fator se deu no distanciamento do Projeto Político Pedagógico da formação universitária das egressas, quanto à discussão e objetivo do mesmo para o Curso de Pedagogia, e por último a definição do que seria teoria e prática para as egressas, em que grande maioria das professoras definiram em um mesmo contexto a importância e significação das duas categorias de análise. Nesse modo, propomos uma proximidade da Universidade junto a escola básica na formação dos ingressos de pedagogia e a reformulação do P.P.P de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DRAGONE SILVEIRA
Presidente - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 28/03/2016 18:44
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