Banca de QUALIFICAÇÃO: JHENYFFER LAVIGNER FARIAS DA SILVA

DISCENTE: JHENYFFER LAVIGNER FARIAS DA SILVA
DATA: 19/04/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - Campus Universitário do Tocantins/Cametá

TRANSJETÓRIAS MICROPOLÍTICAS DE MOVIMENTOS LGBTQIA+ NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA: ARTES-RESISTÊNCIAS E PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS

Transjetórias; Micropolíticas; Artes-Resistências; ALGBTUC; Processos socioeducativos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

A pesquisa de mestrado intitulada “Transjetórias micropolíticas de movimentos LGBTQIA+ no município de Tucuruí-PA: artes-resistências e processos socioeducativos” tem como objetivo percorrer os arranjos estruturais e as linhas de fuga da comunidade LGBTQIA+ em sua jornada rumo à criação de uma micropolítica da diversidade nos municípios que integram a região do lago da hidrelétrica de Tucuruí-PA. O objetivo primordial do estudo é cartografar as transjetórias micropolíticas e os processos socioeducativos destas comunidades LGBTQIA+ por meio da ALGBTUC, entidade que se concentra na defesa dos direitos fundamentais face a um sistema repressivo que sistematicamente as apaga, exclui e põe em perigo, assim como, dar visibilidade às expressões artísticas e artes-resistências que afirmam e celebram as sexualidades diversas e o direito à vida em coletividade. Assim, esta pesquisa explora a dinâmica de interação entre micropolíticas LGBTQIA+ e processos socioeducativos, levantando a seguinte questão: como se organizam e operam as comunidades LGBTQIA+ nos municípios da região do lago de Tucuruí-PA em termos de suas lutas por direitos fundamentais, enfrentamentos à LGBTfobia e afirmação de suas artes-resistências? Para o alcance desses objetivos, a pesquisa apoia-se na construção teórico-metodológica da Cartografia dos rizomas de Deleuze e Guattari (1996), por meio dos conceitos de Micropolítica, Multiplicidade, Agenciamentos do Desejo Individuais/Coletivo, Devir, e nos estudos de gênero-sexualidade, transfeminismos e feminismos plurais, com Judith Butler (2008), Berenice Bento (2011), Guacira Louro (2000), Richard Miskolci (2012), bell hooks (2019), Djamila Ribeiro (2017), Carla Akotirene (2019), que são estudiosos que fornecem novas perspectivas intelectuais e de resistência nos caminhos percorridos pelas comunidades LGBTQIA+ no enfrentamento às desigualdades de gênero e na luta pela liberdade sexual e orientação de gênero. Isto implica lançar luz sobre as iniciativas políticas e socioeducativas de pequena escala empreendidas pelo movimento em nível local e regional. Nosso propósito é explorar os caminhos de uma aprendizagem transgressora, que envolve a educação e o fortalecimento de indivíduos e grupos LGBTQIA+ por meio de suas micro resistências nos espaços sociais. A tarefa em questão envolve amplificar os esforços micropolíticos e as parcerias colaborativas dentro destes movimentos, com o objetivo de estabelecer métodos alternativos de educação e resistência que transcendam as normas tradicionais de gênero, fissurando, assim, a estrutura heteronormativa da sociedade. É crucial evitar tratar as comunidades LGBTQIA+ como uma entidade homogênea, uma vez que é composta por indivíduos com experiências únicas que partilham uma aspiração comum à expressão irrestrita da sua diversidade sexual. E é igualmente importante reconhecer que também possuem necessidades e desejos diversos, marcados por narrativas pessoais e pontos de vista coletivos que se movem em defesa da vida.

Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 5286460 - LARISSA LATIF PLACIDO SARE
Notícia cadastrada em: 02/04/2024 09:39