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Banca de DEFESA: JULIANO SISTHERENN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANO SISTHERENN
DATA: 28/04/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em educação e cultura, Campus Universitário de Cametá (Auditório).
TÍTULO:

PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA UMA PEDAGOGIA DE BASE COMPLEXA.


PALAVRAS-CHAVES:

PENSAMENTO COMPLEXO. PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS. PEDAGOGIA. REFORMA DO PENSAMENTO.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Esse trabalho discute alguns princípios epistemológicos para uma pedagogia de base complexa, e reflete sobre como essa pedagogia pode contribuir para a reforma do pensamento. Reformar o pensamento da humanidade através da educação parece ser a grande utopia sonhada e empreendida por Edgar Morin. Também nós queremos pensar com ele, por meio de seus escritos e de comentadores, como essa reforma pode passar pela via pedagógica. Para Morin, a relação entre vida e pensamento é indissociável, pois o pensamento impulsiona a dinâmica da vida, da mesma forma que as experiências vividas movem o pensar. Sendo assim, como parte de nossa experiência vivida, a formação filosófica orienta nosso trabalho hermenêutico reflexivo de leitura, interpretação e produção de texto. Como método, seguimos a máxima moriniana, inspirada no verso do poeta Antônio Machado, O caminho se faz ao andar. Pelo cominho da história pessoal de Morin compreenderemos melhor seu método, o qual permite discutir as bases paradigmáticas das ciências, bem como repensar a educação, no sentido de favorecer uma religação dos saberes. Nosso trabalho, que pretende estabelecer uma relação constante entre o todo e as suas partes e, no entrelaçamento dessas, formar uma unidade diversa, parte do desenvolvimento do pensamento moderno para compreender a elaboração de uma epistemologia da complexidade, e, a partir dela, pensar e propor uma pedagogia de base complexa como caminho para a reforma do pensamento. Em seguida, o princípio da reintrodução do sujeito cognoscente no processo do conhecimento; o princípio da incerteza; o princípio do inacabamento e o princípio de uma racionalidade aberta são apresentados e discutidos como princípios reitores da complexidade. Por fim, pensamos e propomos uma nova pedagogia, a qual compreende os erros e as ilusões como problemas da vida e do conhecimento; entende a contradição e a dialógica como princípios da vida, da ciência e da educação e faz uso do método da complexidade para a aprendizagem prosaica e poética da cultura como uma via para a reforma do pensamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Interno - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU
Notícia cadastrada em: 01/03/2016 17:13
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