Banca de DEFESA: GLENDA MANUELA GOMES DE SENA

DISCENTE: GLENDA MANUELA GOMES DE SENA
DATA: 28/12/2023
LOCAL: Campus Universitário de Cametá

A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ- ESCOLA)

Palavras-chave: Função social da leitura; Desenvolvimento da linguagem; Educação infantil

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente dissertação, aborda a importância da comunicação ao longo da história e destaca a relevância da função social da leitura no desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças na educação infantil, no município de Marituba/PA. Traçamos como objetivo geral: Compreender o impacto da função social da leitura no desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças na Educação Infantil (Pré-Escola). A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa e tem como objetivo compreender o impacto da leitura na educação infantil, observando a transição entre as etapas educacionais e analisando as ações das professoras, a valorização dos conhecimentos prévios das crianças e o compromisso com as políticas educacionais. Nosso arcabouço teórico foi construído no que preconiza os autores: Vygotsky (1996, 2001); Mendonça (2012), Souza (2007), Fagundes (2008), Feijó (2019) e outros. Os resultados da pesquisa estão alinhados com a literatura existente sobre educação infantil, destacando a importância da leitura, o uso de documentos oficiais no planejamento das aulas. Apontam para a necessidade de uma prática pedagógica centrada no aluno, personalizada e atualizada, visando promover uma educação de qualidade na educação infantil. Os resultados obtidos podem contribuir para a elaboração de políticas públicas e formação de professores nessa área, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da leitura no desenvolvimento das crianças.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo ao Programa - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO