Banca de DEFESA: WILMENSON ALFAIA MOREIRA

DISCENTE: WILMENSON ALFAIA MOREIRA
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins

PRELAZIA DE CAMETÁ: experiência formativa de lideranças comunitárias nas décadas de 1980 e 1990 na perspectiva dos intelectuais orgânicos da classe trabalhadora

formação de lideranças; intelectuais orgânicos; lutas de classes; consciência de classe.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente estudo teve como objetivo analisar as experiências formativas realizada pela Prelazia de Cametá nas décadas de 80 e 90 (século passado), que culminaram na construção de lideranças comunitárias e na possível constituição de intelectuais orgânicos da classe trabalhadora e ao mesmo tempo compreender a participação política desses sujeitos nos movimentos sociais locais. Para o desenvolvimento desta investigação nos pautamos na abordagem qualitativa e no método da história oral, tendo como referência o materialismo histórico dialético. Para dar sustentação a esta pesquisa, utilizamos como referenciais teóricos; Gohn (1992); Marx e Engels (1974); Freire (2006); Marx (1983); Thompson (1987); Gramsci (1992); Grzybowski (1986); Mészáros (2005), entre outros. Ao analisarmos os resultados das entrevistas, evidenciamos  que a Prelazia de Cametá ao formar as lideranças comunitárias para o enfrentamento ao capital oligárquico no município de Cametá, a partir da luta coletiva e da consciência de classe para si, ajudou na constituição do intelectual orgânico da classe trabalhadora de Gramsci, em que tais lideranças deram sentido a posição tomada por parte da Igreja Católica progressista, na luta contra a dominação  dos desfavorecidos na região, sendo materializado a través da forma de atuação desses sujeitos, que assumiram o protagonismo na defesa de sua classe de acordo com seus interesses.

Presidente - 1885506 - EGIDIO MARTINS
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Externo ao Programa - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA