Banca de DEFESA: ARLON BARBOSA BORGES

DISCENTE: ARLON BARBOSA BORGES
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Campus de Cametá- UFPA

PERMANÊNCIA DOS/AS JOVENS QUILOMBOLAS NA UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins.

Universidade. Permanência. Políticas Afirmativas. Expansão do Ensino Superior.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizados com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mostrado avanços positivos relacionados à permanência de jovens quilombolas na universidade, através de sua autonomia e de políticas afirmativas, no entanto, ainda não suficiente diante da grande demanda derivada de um histórico processo de exclusão. Em relação aos estudantes quilombolas, as questões econômicas estão diretamente ligadas as suas trajetórias. Nesse mundo, de diferentes classes sociais, tornam suas permanências na universidade ainda mais desafiadoras. Conclui-se que os auxílios, assim como um conjunto das políticas produzidas pela UFPA, têm contribuído de forma significativa para que uma parcela desses alunos tenha concluído suas graduações e outra consiga permanecer.

Presidente - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - JESÚS JORGE PEREZ GARCIA
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 09:39