Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAYCE REJANE RIBEIRO CORDEIRO

DISCENTE: GLAYCE REJANE RIBEIRO CORDEIRO
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC, Campus do Tocantins/Cametá

IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NA EMEF. SANTA MARIA

Identidade docente. Pandemia. Educação. Ensino remoto.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa, em andamento, aborda sobre a identidade docente no contexto de ensino remoto em tempos de pandemia na EMEF Santa Maria, zona urbana do município de Cametá-PA. Entre os objetivos estão investigar como a identidade docente se constituiu em um contexto pandêmico e os fatores agentes nessa construção no período de março de 2020 a agosto de 2021. Sabendo que a identidade não é imutável devido a relação homem, sociedade e cultura ser contínua e de sobrevivência, faz-se necessário entendermos no contexto educacional as mudanças e inovações didático-pedagógicas do professor em um período cheio de mudanças, transformações e incertezas. Para este estágio da pesquisa, realizamos estudo teórico de cunho bibliográfico, a fim de discutir identidade e Ensino Remoto Emergencial (ERE) no contexto pandêmico, entrecruzando ideias de autores como Hall (1996), Bauman, (2005) que discutem a temática identidade; e Tardif (2003), Dubar (2005), Pimenta (1999), Castells (2018) porque fomentam reflexões e possibilitam diálogos sobre formação e identidade docente, da mesma forma podem contribuir na interpretação dos achados deste estudo. A pesquisa de abordagem qualitativa (BARDIN, 2016), (CRESWELL, 2010) é um estudo de natureza descritiva e exploratória (GIL, 2002) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria, localizada na zona urbana do Munícipio de Cametá-Pa. A amostra do estudo compõe-se por 3 (três) professores da rede pública de educação do município, que lecionam no Ensino Fundamental, anos finais, da referida escola. O tipo de pesquisa adotado para a coleta dos dados foi a de campo e o instrumento de coleta a entrevista semiestruturada. Os dados depois de transcritos foram tratados  com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016), abordagem teórico-metodológica pela qual se gerou, do discurso dos professores, 6 (seis) categorias temáticas, a saber: 1) organização e estrutura das práticas didáticas metodológicas e estratégias de ensino-aprendizagem; 2) processo de socialização/ relação social e profissional; 3) mudanças de Práticas pedagógicas-metodológicas; 4) formação docente; 5) o ser professor e suas práticas, 6) concepção de prática pedagógica. Como resultado de uma análise preliminar, e com base nos teóricos em análise, observamos que algumas práticas educativas atuais foram afetadas pelo modo do ERE; os docentes passaram a refletir sobre sua formação no que tange ao uso das ferramentas digitais no processo educacional, a fim de ofertar um ensino que atenda as reais necessidade dos estudantes. Além disso, levar o professor a pensar sobre o seu fazer antes e durante a pandemia contribuiu para um profissional, hoje, pós-pandêmico, mais consciente do ser professor, do seu papel e de suas práticas.

Presidente - 1766027 - RAQUEL MARIA DA SILVA COSTA
Interno - 2341990 - JORGE DOMINGUES LOPES
Externo ao Programa - 3549278 - JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 09/10/2023 09:10