Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA

DISCENTE: RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Campus Universitário de Cametá

ESCOLA RIBEIRINHA: Injunções Normativas, Ideário da Educação do Campo e Possibilidades Escapatórias? (Buscas de vestígios).

Palavras-chave: Educação ribeirinha, documentos normativos, linguagem, criança.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

A pesquisa, em andamento, intitulada “Escola Ribeirinha: Injunções Normativas, Ideário da Educação do Campo e Possibilidades Escapatórias? (Buscas de vestígios), trata acerca do processo de ensino e aprendizagem em uma escola ribeirinha e suas interações teórico-metodológicas em sala de aula, levando em consideração a relação entre a perspectiva de educação do campo e as dos documentos normativos e oficiais, no município de Cametá. Nesse sentido, temos a seguinte problemática: Como acontece no processo de ensino e aprendizagem e nas atividades didático-pedagógicas em sala de aula, a relação entre a perspectiva de educação ribeirinha e as dos documentos oficiais, considerando a força normativa de tais documentos, em uma escola ribeirinha do município de Cametá? A pesquisa tem como objetivo geral, analisar as implicações presentes na relação entre a perspectiva de educação do campo e os documentos normativos oficiais do ensino fundamental anos iniciais, bem como verificar como os professores e professoras realizam uma possível interação teórico-metodológica entre as normas oficiais e o ideário da educação do campo, assim como refletir sobre como estes conhecimentos estão articulados a uma proposta política e metodológica prevista para a educação do campo, assim como, averiguar se as formações oferecidas pela escola ou pelo município, contribui para a implementação de uma proposta de educação ribeirinha. Para discutir sobre as legislações e bases normativas, contamos com a contribuição da BNCC (2018), DCNs (2013), DCM (2019); para tratar sobre educação do campo e ribeirinha, utilizamos Caldart (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Molina e Sá (2011); sobre a linguagem, contamos com as contribuições de Vygotsky (1997, 2001, 2003, 2007), Fontana e Cruz (1997), entre outros que contribuem com estudos relacionados a esse trabalho. A metodologia da pesquisa acontece dentro da perspectiva qualitativa que se concentra nas turmas do 3º, 4º e 5º ano e adota como técnica de coleta de dados, a observação, análise documental e a entrevista, que se desenvolve com o gestor, coordenador pedagógico, os professores das turmas e crianças. Os resultados preliminares, a partir da literatura utilizada, apontam que é de suma importância não considerar somente os documentos normativos na elaboração da proposta didático-pedagógica, mas juntamente, valorizar aqueles que defendem a educação dentro da perspectiva ribeirinha, que pautam o processo de ensino e aprendizagem baseado também nas experiências e realidade dessas crianças que frequentam o espaço escolar.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU