Banca de QUALIFICAÇÃO: GLENDA MANUELA GOMES DE SENA

DISCENTE: GLENDA MANUELA GOMES DE SENA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Campus Universitário de Cametá

A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ- ESCOLA

Palavras-Chave: Linguagem oral; Linguagem Escrita; Prática da Leitura. Mediação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente texto de qualificação: A função social da leitura no desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças na educação infantil (pré-escola), São os primeiros passos da pesquisa que propões uma reflexão sobre a linguagem oral e escrita bem como as práticas de leituras utilizadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil- EMEI. A partir disso, objetiva-se identificar a analogia entre acréscimo e aprendizagem da criança como ser histórico-cultural na educação infantil a partir das teorias de Vygotsky. Busca-se, ainda, analisar como a mediação pedagógica pode auxiliar no desenvolvimento da linguagem oral direcionada a prática da leitura para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças na pré-escola. Tomou-se como autor central Vygotsky (1996, 2001), a fim de discutir o processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir da mediação da leitura pois na perspectiva vygotskiana “o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias à formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social”, autores como: Mendonça (2012), Souza (2007), Fagundes (2008), Feijó (2019) dentre outros. O tema desta pesquisa é decorrente de reflexões iniciadas a partir das nossas vivências no chão da escola, subsidiada por análises teóricas e atividades práticas. Nossa metodologia parte de uma pesquisa qualitativa, como métodos de análise bibliográfica de material empírico na biblioteca do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura-PPGEDUC e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações-BDTD, a busca por essas bibliografias foi realizada com a ajuda do método conhecido como “estado da Arte”.  Nos resultados preliminares deste estudo trouxemos os elementos essenciais normativos e de organização que estão baseados as atividades pedagógicas que são desenvolvidas na EMEI. Dessa forma inferimos nesse primeiro momento que a transição entre as etapas educacionais na educação infantil deve ser vista como uma chance para que as crianças ampliem suas experiências de aprendizagem. Para isso, é necessário que os professores tenham uma formação sólida em educação infantil e possam criar um ambiente acolhedor e estimulante para que as crianças desenvolvam seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Externo ao Programa - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO